Instagram deve lançar versão para iPad ainda este ano
Mudança de postura na Meta pode levar app ao tablet da Apple após anos de resistência. WhatsApp foi lançado recentemente para iPad.
Mudança de postura na Meta pode levar app ao tablet da Apple após anos de resistência. WhatsApp foi lançado recentemente para iPad.
Meta estaria testando aplicativo internamente, segundo jornalista da Bloomberg.
Atualmente, usuários usam app de iPhone ou navegador. Ambos oferecem experiência limitada na tela grande do tablet da Apple.
CEO do Instagram já havia alegado falta de recursos para desenvolver app, mas Meta mudou postura e lançou WhatsApp nativo no iPad em 2025.
A Meta pode lançar uma versão do Instagram adaptada para iPad em breve. A rede social seguiria os passos do WhatsApp, também da empresa, que ganhou seu primeiro app nativo para o tablet da Apple no fim de maio de 2025.
As informações são do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Respondendo à pergunta de um leitor sobre esse assunto, ele disse que funcionários da Meta estão testando ativamente o Instagram para iPad. Por isso, Gurman acredita que o aplicativo pode chegar ainda este ano.
Rumores sobre o tema estão circulando nos últimos meses. Em abril, o site The Information divulgou informações que também apontam para um lançamento do Instagram para iPad em breve. A concorrência do TikTok seria um motivo para a Meta se mexer.
Atualmente, para acessar a rede usando um tablet da Apple, o usuário pode recorrer ao app para iPhone ou à versão para desktop, pelo Safari ou outro navegador. No primeiro caso, a interface não é adaptada para a tela maior, o que significa que, na prática, é como usar o aplicativo em um iPhone gigante. Já no segundo, o acesso pelo navegador enfrenta limitações de recursos e desempenho.
Um dos poucos posicionamentos oficiais sobre o assunto veio de Adam Mosseri, CEO do Instagram, em 2020. Ele disse que a rede social não tinha recursos suficientes para criar um app para iPad.
“Nós temos uma equipe limitada e muita coisa para fazer, e isso ainda não deu indícios de ser a melhor coisa a se fazer no futuro”, declarou, em entrevista ao Verge. A explicação não pareceu muito convincente, já que o Instagram tinha faturamento anual de US$ 20 bilhões na época.
Em 2022, falando novamente sobre o tema, Mosseri apontou que o grupo de usuários do Instagram que também tem iPad é muito pequeno para justificar o investimento.
O distanciamento da Meta em relação ao iPad não é novidade. Gurman lembra que Mark Zuckerberg, CEO da empresa, declarou que não via necessidade de o Facebook ter um aplicativo para iPad.
O executivo considerava que o tablet era um computador e, portanto, os usuários poderiam acessar a rede social pelo computador. Mesmo assim, a Meta lançou um app nativo do Facebook para iPad em 2011.
O jornalista também menciona que, internamente, a Meta temia que a baixa resolução das fotos ficasse muito evidente em uma tela grande como a do iPad. No entanto, com o conteúdo da rede cada vez mais diversificado, isso parece ter ficado para trás.
A situação parece ter mudado nos últimos anos, e a companhia se mostra mais disposta a desenvolver software para iPad. No fim de maio de 2025, o WhatsApp ganhou uma versão nativa para o tablet. Até então, para conseguir conectar o mensageiro, os usuários precisavam recorrer à versão web.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}