Instagram finalmente corrige um dos maiores incômodos do app
Rede social não terá mais atualização automática de feed ao abrir o app. Funcionalidade fazia usuário perder conteúdo que estava assistindo ao atualizar "do nada"
Rede social não terá mais atualização automática de feed ao abrir o app. Funcionalidade fazia usuário perder conteúdo que estava assistindo ao atualizar "do nada"
O Instagram vai parar de atualizar automaticamente o feed após o usuário ficar alguns minutos fora do app. A atualização ocorria sempre que ele retornava ao aplicativo depois usar outro programa. Ou seja, se você estava vendo uma imagem interessante e precisava trocar de app, ao voltar o feed seria recarregado e você perderia o conteúdo.
A mudança no funcionamento do Instagram foi revelada por Mosseri em um vídeo no Story da rede social. No vídeo, o CEO do Instagram responde um box de perguntas no qual ele explica que a atualização não chegou a ser divulgada — indicando que é algo que os usuários não perceberam ou tem liberação limitada no momento.
Ver no Threads
Sem grandes detalhes de Mosseri, é provável que o recurso seja liberado gradualmente no Instagram — uma estratégia comum nas redes sociais da Meta. Na resposta à publicação no Threads, um usuário comentou que o seu feed ainda atualizava após sair e retornar ao app. Nos testes feitos pelo Tecnoblog, o feed atualizou após alguns minutos sem entrar no aplicativo.
Se você usa o Instagram, já perdeu algum vídeo ou imagem interessante por conta desse funcionamento. E dado a infinidade de conteúdos na internet, você provavelmente nunca mais verá a publicação se não viu qual era a conta autora.
No vídeo, Adam Mosseri explica que o Instagram exibe os conteúdos já baixados enquanto carrega a atualização do feed. Assim, você não perde segundos olhando para uma tela de carregamento. Porém, ao terminar de carregar as novas recomendações, o Instagram atualiza todo o feed sem nenhuma ação do usuário.
Mosseri explica que esse funcionamento é chamado de “puxada de tapete” dentro da empresa — um belo nome, aliás. Com a mudança no carregamento do feed, os novos conteúdos serão exibidos na parte inferior após o usuário rolar a tela. Não será necessário ir até o topo e atualizar.
O CEO do Instagram explicou que a puxada de tapete ajudava no engajamento (provavelmente porque exibia novos conteúdos em um feed do zero). Mosseri explicou que essa mudança no funcionamento do feed impactou o engajamento das publicações, mas, por outro lado, melhora a experiência do usuário.
Com informações: The Verge