Instagram permitirá que influenciadores criem IA para responder seguidores

Criadores de conteúdo poderão criar seus próprios clones digitais baseados em inteligência artificial; recurso estará disponível inicialmente nos Estados Unidos

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 semanas
Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Instagram permitirá que influencers criem IA para responder seguidores (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Em breve você poderá ser respondido pelo seu influenciador favorito — ou quase isso. O Instagram anunciou a ferramenta AI Studio, que permite a criadores de conteúdo criarem chatbots que respondam mensagens como se fossem eles mesmos.

A ferramenta está em fase inicial e será liberada nas próximas semanas para criadores de conteúdo dos Estados Unidos. De acordo com Mark Zuckerberg, a Meta trabalhou próximo dos influenciadores para criar a ferramenta baseada em IA que conseguisse responder perguntas dos seguidores de uma forma útil e divertida.

O AI Studio estará disponível inicialmente nas mensagens privadas (DMs), mas é possível que o recurso se estenda no futuro para mais funcionalidades do Instagram. As interações feitas com inteligência artificial serão sinalizadas ao usuário, inclusive com um aviso de que as informações podem ser imprecisas ou inapropriadas.

Nos exemplos divulgados por Zuckerberg está o perfil de Don Allen Stevenson III, que responde dicas de jogos para o Quest 3 pela IA. A página de memes Wasted também consegue responder os seguidores com piadas (muito útil, vai…).

Capturas de tela do canal de Mark Zuckerberg no Instagram. São duas imagens: na primeira, mostra um diálogo com Don Allen Stevenson III sugerindo jogos para o Quest 3; na segunda, mostra um chat com o perfil de memes Wasted, que responde o pedido de piadas ruins.
IA responde seguidores de forma automática (Imagem: Reprodução/Instagram)

Para influenciadores que recebem milhares de mensagens, o AI Studio pode ser uma excelente alternativa para aumentar o engajamento com os seguidores. Anteriormente, diversos perfis recorriam à função de respostas automáticas, que nem sempre eram adequadas — lembram do caso Nicole Bahls no Facebook?

IA Studio pode se estender para empresas

Em uma entrevista com o empreendedor Kallaway, Zuckerberg revelou mais detalhes sobre a estratégia de IA da Meta. Ele revelou que pretende permitir que empresas também criem suas inteligências artificiais para interagir com seus clientes.

Outro ponto é que a Meta também irá permitir a criação de personagens de IA que não necessariamente representam elas mesmas. Isso pode ser útil para marcas que possuem personas digitais, por exemplo.

Ao menos a Meta faz questão de deixar explícito ao usuário que está interagindo com IA, diferente de diversos chatbots implementados por empresas. O Instagram tem sinalizado até mesmo fotos com pequenas edições, mesmo quando são utilizadas ferramentas para cortar imagens.

Com informações: The Verge

Relacionados