Inteligência artificial da Microsoft desembarca no WhatsApp

Usuários do mensageiro poderão conversar com o Copilot, como se ele fosse um contato. IA é capaz de gerar imagens e textos.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 3 dias
Conversa com o Copilot no WhatsApp. O usuário pede mais informações sobre o Tecnoblog e o Copilot responde
Copilot responde a perguntas feitas no WhatsApp (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

O assistente virtual Copilot, da Microsoft, agora pode ser acessado pelo WhatsApp. O robô funciona como um contato, com quem o usuário pode conversar no mensageiro. Dá para fazer os mesmos pedidos que nas outras plataformas em que o robô está disponível.

A novidade foi liberada nesta terça (dia 01/10), com outros anúncios feitos pela Microsoft sobre sua inteligência artificial. O Copilot vai contar com recursos de voz e entender o que está na tela do usuário, por exemplo.

Antes do WhatsApp, o Copilot ficou disponível no Telegram em maio de 2024. Algumas das limitações parecem ter sido superadas, enquanto outras continuam: a versão para WhatsApp é capaz de lidar com imagens, mas continua com um limite de 30 prompts por dia.

Copilot gera imagens no WhatsApp

Usuário pede ao Copilot no WhatsApp uma imagem de um cachorro branco, em estilo de desenho. Copilot envia a imagem.
Copilot é capaz de gerar imagens também no WhatsApp (Imagem: Giovanni Santa Rosa / Tecnoblog)

Ao acessar a página da Microsoft e clicar no botão de testar, o usuário é levado até o WhatsApp. No app, ele começa uma conversa com o Copilot, que dá um menu com ideias para começar o bate-papo.

As opções estão em inglês, mas elas são apenas sugestões. É possível ignorá-las e partir direto para o português, fazendo o pedido desejado.

O Copilot pode gerar imagens diretamente no WhatsApp, como acontece nos aplicativos e na versão web. Ele também responde a perguntas e ajuda com diversas tarefas envolvendo texto, como escrita, revisão e organização.

Função de "imaginar" na Meta AI (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Meta AI é uma das concorrentes do Copilot no WhatsApp (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Infelizmente, o Copilot tem uma lacuna: ele não é capaz de transcrever áudio. Isso coloca a IA da Microsoft em desvantagem a outros chatbots disponíveis também no WhatsApp. Um deles é a LuzIA, que usa modelos da OpenAI e pode transformar mensagens de voz em texto.

Outro rival que o Copilot terá que enfrentar é a própria Meta. A empresa conta com a Meta AI embarcada no WhatsApp e no Instagram. Ela é capaz de conversar com os usuários usando voz e texto, além de gerar imagens. Por enquanto, o recurso não está disponível no Brasil.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Temas populares