Inter anuncia Modo Carnaval para proteger clientes de golpes durante a folia

Modo Carnaval simplifica aplicativo do Inter e permite ao usuário estabelecer um limite para transações via Pix durante o período festivo.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 18:14
Resumo
  • O banco Inter lançará o Modo Carnaval nesta segunda-feira (24/02), com o objetivo de garantir mais segurança nas transações durante o período festivo.
  • O recurso permitirá limitar transações via Pix e simplificar o aplicativo. Também será possível definir limites para transações, exigindo redes Wi-Fi seguras e reconhecimento facial para valores mais altos.
  • O Modo Carnaval estará disponível na versão 13.5.2 do aplicativo para Android e iOS, mas ainda não há confirmação se será uma funcionalidade permanente.

Não são raros os relatos de pessoas que saem para curtir o Carnaval e acabam sendo vítimas de golpes financeiros. É com base nisso que o Inter anunciou o Modo Carnaval. Trata-se de uma funcionalidade que, quando ativada, limita o uso de seu app para diminuir as chances de o problema ocorrer.

De acordo com a instituição financeira, o Modo Carnaval estará disponível a partir desta segunda-feira (24/02) para todos os seus clientes. Quando ativado, vários mecanismos entrarão em ação no aplicativo do Inter para diminuir o risco de o usuário ter prejuízos em sua conta devido a furtos, roubos ou golpes financeiros.

Um desses mecanismos é a simplificação do app, que passará a dar acesso somente a funções básicas de Pix e cartões, bem como à Central de Ajuda.

Além disso, o usuário poderá estabelecer limites de valores para as transações. Se for necessário realizar uma transação com valor superior ao limite estabelecido, será preciso executar o procedimento a partir de redes Wi-Fi seguras (previamente cadastradas) e com validação via reconhecimento facial.

Como ativar o Modo Carnaval no app do Inter?

O Inter informa que o recurso será lançado junto com a versão 13.5.2 de seu aplicativo para Android ou iOS. É preciso atualizá-lo, portanto. Depois disso, basta seguir estes passos:

  • abra o aplicativo do Inter e toque na chamada do Modo Carnaval;
  • vá para as configurações dentro da funcionalidade para cadastrar as redes de Wi-Fi seguras (como a rede Wi-Fi da sua casa ou do trabalho);
  • Defina um valor máximo para transações via Pix e finalize (o valor mínimo é de R$ 5);
  • se você vir uma notificação de que, ao sair da rede segura, seu aplicativo estará protegido, significa que o Modo Carnaval está ativado.

Ao Tecnoblog, o Inter informou que irá disponibilizar o novo recurso de modo permanente aos seus clientes, ou seja, a novidade também será oferecida como um modo de proteção extra após o Carnaval, embora, provavelmente, com outro nome.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.