Invasão a sistema da Adidas expõe dados de clientes de todo o mundo
Adidas confirma que serviço de atendimento ao cliente, fornecido por empresa terceirizada, foi invadido e dados de contatos foram acessados por criminosos.
Adidas confirma que serviço de atendimento ao cliente, fornecido por empresa terceirizada, foi invadido e dados de contatos foram acessados por criminosos.
A Adidas enviou um comunicado aos seus clientes em todo o mundo sobre um possível vazamento de dados. Segundo a empresa, o acesso aos dados dos consumidores ocorreu por meio de uma invasão aos sistemas de um provedor de serviços ao cliente terceirizado. As informações acessadas pelos cibercriminosos são nome, e-mail, telefone, sexo e data de nascimento dos consumidores.
A Adidas afirma que nenhuma informação sobre métodos de pagamento foi roubada. Todos os dados foram extraídos do sistema de atendimento ao cliente, que demanda apenas os dados listados anteriormente. O Tecnoblog testou o sistema de atendimento no site da Adidas e ele segue funcionando neste momento.
O vazamento das informações listadas pela Adidas pode ser usado por golpistas para contatar vítimas. A informação da data de nascimento tem outro risco, que é ser usada pelos criminosos para passar mais autenticidade na aplicação de um golpe.
A principal ação que o cliente afetado deve tomar é se manter atento a contatos suspeitos via telefone ou e-mail. Por exemplo, um golpista pode ligar para a vítima se passando pela Adidas e pedindo dados financeiros — algo que a empresa e outras companhias não fazem. Os criminosos podem ainda enviar e-mails de phishing aos alvos, se passando pela marca.
No comunicado enviado aos clientes, ao qual o Tecnoblog teve acesso, a empresa informa que está aprimorando as medidas de segurança. Além disso, a Adidas afirma que já tomou medidas para investigar e conter o incidente.
No início deste mês, a Adidas comunicou clientes na Turquia e Coreia do Sul sobre um problema idêntico, mas com divulgação de endereço. Não há informações se o caso do início do mês e este divulgado nesta segunda-feira (26/05) estão relacionados — ainda que ambos tenham em comum o acesso ao serviço de atendimento ao cliente.
Com informações do BleepingComputer
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}