iOS 18: Apple deve fazer mudanças nos Ajustes e na Central de Controle

Além de muitas novidades envolvendo inteligência artificial, iOS 18 pode ter mudanças visuais em aplicativos nativos e configurações

Giovanni Santa Rosa
Por
Ícone do iOS
iOS 18 será apresentado em 10 de junho, na WWDC 2024 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O iOS 18 deverá trazer novidades relevantes na seção de Ajustes e na Central de Controle. O aplicativo de configurações terá uma interface mais limpa e organizada, com melhorias na busca. Já a Central de Controle virá com um novo widget de música e melhorias no gerenciamento de smart home.

As informações são do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. Ele também indica que haverá novidades visuais nos aplicativos de fotos, email e mensagens. A próxima versão do sistema operacional do iPhone será apresentada no próximo dia 10 de junho, durante a abertura da WWDC 2024, evento da Apple voltado para desenvolvedores, com novidades de software.

Central de Controle com a tela bloqueada (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Central de Controle reúne configurações e atalhos (Imagem: Gabrielle Lancellotti / Tecnoblog)

A Apple também deve anunciar o visionOS 2.0, segunda versão do sistema operacional do Vision Pro, headset de realidade mista que chegou às lojas no começo de 2024. Espera-se que ele traga versões nativas dos aplicativos da empresa — atualmente, ele roda versões de iPad do Calendário e do Pages, por exemplo.

IA será a estrela do iOS 18

Apesar dessas mudanças, o foco do iOS 18 deverá ser mesmo a inteligência artificial, como vem acontecendo com o Android (do Google) e o Windows (da Microsoft). Informações de bastidores apontam para um acordo entre a Apple e a OpenAI como forma de alavancar os recursos de IA à disposição da fabricante do iPhone.

Um dos rumores recentes diz que a assistente virtual Siri será capaz de executar tarefas dentro dos aplicativos do celular por comandos de voz. Entre os exemplos, estão organizar anotações nas pastas do Notas e recortar fotos. A novidade não exigiria nenhuma implementação adicional por parte dos desenvolvedores.

Anteriormente, surgiram informações sobre um gerador de emojis e transcrição de voz em tempo real, ambos usando inteligência artificial.

Com informações: The Verge

Relacionados