iOS 18: Apple poderá restringir alguns recursos de IA para iPhone 15 Pro e Pro Max

Alguns recursos de IA exigirão processamento local, e apenas iPhone com chip A17 podem ter suporte; Macs e iPads podem ter recorte no Apple M1

Lucas Braga
Por
Mão segurando celular
iPhone 15 Pro e Pro Max devem receber todos os recursos de IA (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Apple está bem próxima de anunciar o iOS 18, e a atualização do sistema operacional deve vir recheada de recursos de inteligência artificial. No entanto, algumas funcionalidades de IA ficarão restritas para o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, deixando de fora os demais smartphones da maçã.

A informação foi revelada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg com bom histórico de acertos em vazamentos da Apple. Segundo ele, o iOS 18 deve utilizar tanto processamento local como em nuvem para recursos de inteligência artificial, e alguns recursos serão restritos aos smartphones com chip A17, presente apenas no iPhone 15 e iPhone 15 Pro.

Com essa restrição, proprietários de diversos smartphones da Apple não poderão acessar todos os recursos de inteligência artificial. Isso inclui até mesmo donos do iPhone 15 e iPhone 15 Plus, que utilizam o chip A16 mas foram lançados em conjunto com a linha iPhone 15 Pro.

Os requisitos mínimos de IA parecem ser um pouco mais flexíveis para iPads e Macs. Segundo Gurman, os recursos devem ficar disponíveis para equipamentos com chip M1 ou superior, presentes na linha Mac desde 2020 e no iPad Pro lançado em 2021.

Resta saber quais recursos de inteligência artificial serão exclusivos para modelos com chip mais novo. Um movimento similar foi feito pela Samsung, que limitou algumas funcionalidades do Galaxy AI em aparelhos lançados em 2021 e 2022 por conta da capacidade limitada de processamento.

O iOS 18 deve ser anunciado na WWDC 2024, marcada para 10 de junho. No evento especial, a Apple irá anunciar a atualização de software para desenvolvedores, e a versão final deve ser liberada ao público em meados de setembro.

iOS 18 terá Siri com novas funcionalidades

A Siri deve ser uma das principais atrações do iOS 18, com possibilidade de controlar todo o iPhone por comandos de voz. No entanto, os recursos devem chegar em uma atualização intermediária, prevista apenas para o início de 2025.

A assistente de voz deve utilizar um modelo de linguagem grande (LLM), mesma tecnologia utilizada pelo ChatGPT, Microsoft Copilot e Google Gemini.

Com informações: 9to5Mac

Relacionados