iOS 18 chega ao iPhone nesta segunda-feira; conheça as novidades
Versão final do iOS 18 chega com mais personalização, proteção de apps com Face ID, Apple Intelligence e outros recursos
Versão final do iOS 18 chega com mais personalização, proteção de apps com Face ID, Apple Intelligence e outros recursos
Esta segunda-feira (16) marca a liberação da versão final do iOS 18 nos iPhones compatíveis. O sistema operacional é a base da recém-anunciada linha iPhone 16, mas também pode ser instalado em iPhones anteriores. A novidade chega com mais personalização, Apple Intelligence e proteção de apps com o Face ID.
O iOS 18 foi anunciado em junho, durante a WWDC 2024. De lá para cá, as versões beta do sistema puderam ser testadas por desenvolvedores e entusiastas. Com o anúncio do iPhone 16 e do iPhone 16 Pro, a Apple tornou o iOS 18 oficial, faltando só a liberação para o público em geral, que acontece a partir de hoje.
Uma das principais novidades do iOS 18 é a ampliação dos recursos de personalização. Agora, o usuário tem mais liberdade para definir o padrão de cores de ícones de apps, por exemplo.
Para isso, basta tocar sobre um ponto livre da tela por alguns instantes e ir em Editar / Personalizar. Ali, você pode escolher se quer ícones com fundo claro, escuro ou automático, bem como definir uma tonalidade única para todos eles seguirem.
A Apple incrementou vários apps nativos no iOS 18, a exemplo do Safari, Mail e Senhas (Passwords). Este último é capaz de criar senhas fortes, inseri-las em outros aplicativos ou páginas web facilmente, além de sincronizar as combinações entre os vários dispositivos do usuário (iPads, Macs e PCs com Windows, por exemplo).
O iOS 18 permite que você condicione a abertura de aplicativos selecionados à autenticação biométrica. Isso é ótimo para proteger aplicativos como o Gmail, que não oferece essa opção de modo nativo.
Para isso, basta tocar no ícone do aplicativo por alguns instantes e, no menu que surgir, selecionar Exigir Face ID. Com isso, o iOS 18 não abrirá o aplicativo se a autenticação biométrica não for feita.
Além de bloquear apps, o IOS 18 permite ocultá-los. Quando isso ocorre, o aplicativo deixa de aparecer nas telas de ícones e não pode ser encontrado na função de busca.
Para tanto, basta tocar sobre o app por alguns instantes e escolher Exigir Face ID no menu que surgir. Em seguida, escolha Ocultar e Exigir Face ID.
Para acessar o aplicativo ocultado, é necessário seguir até a tela Biblioteca de Apps (arraste a tela para a direita até essa interface aparecer) e ir em Ocultos. Em seguida, faça autenticação via Face ID para visualizar os aplicativos ocultados.
Vale lembrar também que o iOS 18 foi totalmente preparado para lidar com os recursos da Apple Intelligence, que se integra a apps nativos e de terceiros para criar imagens exclusivas, remover objetos de fotos, escrever mensagens sob medida, fazer a Siri dar respostas mais precisas, entre outros.
Contudo, a Apple Intelligence só funciona na linha iPhone 16, além dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max. O sistema de IA será liberado em outubro, de acordo com a Apple, inicialmente somente em inglês e para usuários dos Estados Unidos.
O iOS 18 foi liberado às 14h00 (horário de Brasília) de hoje. A instalação do novo iOS começa em Ajustes → Geral → Atualização de Software. Ali, verifique se o iOS 18 já está disponível para download e instalação no seu aparelho. Se não estiver, tente mais tarde.
A nova versão do sistema operacional está disponível para todos os modelos entre os iPhones 11 e 16, além das linhas iPhone XS, XR e SE (3ª e 2ª gerações).
As versões finais dos sistemas iPadOS 18, watchOS 11 e macOS Sequoia 15 também serão liberadas a partir de hoje.