iOS 18 terá função para evitar enjoo ao usar o iPhone no carro

Recurso Vehicle Motion Cues do iOS 18 exibe pontos pretos na tela que se mexem de modo sincronizado para prevenir o chamado enjoo de movimento

Emerson Alecrim
Por
iOS 18 no iPhone (imagem: reprodução/Apple)
iOS 18 no iPhone (imagem: reprodução/Apple)

Depois do anúncio oficial na WWDC 2024, algumas características interessantes do iOS 18 vêm sendo esmiuçadas. Uma delas é a implementação da tecnologia Vehicle Motion Cues, que evita que o usuário sinta enjoo ao utilizar o iPhone dentro de um veículo em movimento.

Essa funcionalidade é um tanto curiosa porque faz alguns pontos pretos se mexerem para cima e para os lados na tela em movimentos sincronizados. Uma pessoa desavisada pode até achar que o visor está com defeito. Mas o truque para prevenir enjoos está justamente na movimentação desses pontos.

Enjoo de movimento

Esse tipo de mal-estar recebe o nome de cinetose ou enjoo de movimento. Há quem sinta náuseas ou tontura só de estar dentro de um carro, ônibus ou barco em movimento, por exemplo. Outras pessoas toleram essas viagens, mas sentem enjoo ao ler livros ou olhar para o celular por algum tempo quando estão no veículo.

Em linhas gerais, a cinetose ocorre quando o cérebro recebe informações sensoriais conflitosas. A pessoa está parada em relação ao veículo, mas este se move, e essa situação pode fazer o cérebro receber ou interpretar as informações vindas da visão, audição e outros mecanismos de forma confusa.

O iOS 18 em ação

O Vehicle Motion Cues é uma tentativa de resolver esse problema ou, ao menos, atenuá-lo. A tecnologia incorporada ao iOS 18 utiliza sensores de movimento, a exemplo do giroscópio, para detectar a aceleração não gravitacional do iPhone para então gerar um efeito de compensação.

Esse efeito consiste justamente em fazer os pontos pretos se mexerem nas bordas da tela no sentido oposto ao do movimento detectado. Por exemplo: se os sensores do iPhone percebem que o veículo está indo para a frente, os pontos pretos se movem para baixo no visor.

Recurso Vehicle Motion Cues em ação no iOS 18 (animação: reprodução/Apple)
Recurso Vehicle Motion Cues em ação no iOS 18 (animação: reprodução/Apple)

Por mais que o usuário não olhe diretamente para os pontos pretos, a visão consegue detectar a movimentação desses elementos, de modo a “reorientar” o cérebro. Com isso, as informações sensoriais não entram em conflito, fazendo o o usuário não sentir enjoo.

Não dá para garantir que o Vehicle Motion Cues funcione com todo mundo que sofre com a cinetose. Mas é de se esperar que boa parte dos usuários seja beneficiada com essa funcionalidade.

Quando chega?

Assim como a função que compartilha senha de Wi-Fi via QR Code, o Vehicle Motion Cues é um dos recursos do iOS 18. Por ora, o sistema está em fase beta para desenvolvedores. A versão beta para o público em geral deve chegar em julho. Já a versão final pode ser liberada para todos os usuários até setembro de 2024.

De acordo com a Apple, o novo recurso poderá ser ativado automaticamente quando o usuário estiver em um veículo, ou manualmente.

Curiosamente, o Vehicle Motion Cues foi anunciado pela Apple em 15 maio, não na WWDC. Isso porque, no dia seguinte, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade. Somente agora ficou claro que esse é um dos atributos do iOS 18. O recurso também deve funcionar no iPad.

Relacionados