iOS 26: Apple corrige o principal problema do Liquid Glass
Design Liquid Glass do iOS 26 podia deixar interface confusa, principalmente na Central de Controle. Segunda versão beta corrige problema.
Design Liquid Glass do iOS 26 podia deixar interface confusa, principalmente na Central de Controle. Segunda versão beta corrige problema.
O novo padrão de design Liquid Glass é a principal novidade do iOS 26. Mas quem testou a primeira versão beta do sistema operacional notou que, às vezes, esse padrão deixa a interface confusa. Isso acontece na Central de Controle, por exemplo. Felizmente, a Apple corrigiu esse problema.
O Liquid Glass faz botões, widgets e barras terem aparência translúcida. O resultado é um efeito visual que permite que esses elementos pareçam ser pequenas placas de vidro transparente sobre a interface.
É um efeito bonito, mas que, em áreas como a Central de Controle, faz os botões e widgets em primeiro plano se sobreporem de modo confuso em relação aos ícones de aplicativos no fundo, como mostra a imagem que abre este texto.
Além de deixar a interface feia, esse efeito torna mais difícil para o usuário acessar a função que deseja na Central de Controle. E, convenhamos, nenhum padrão de design deve prejudicar a experiência de uso.
A segunda versão beta do iOS 26 para desenvolvedores foi liberada recentemente pela Apple. Com ela, veio o alívio: o efeito indesejado do Liquid Glass na Central de Controle foi corrigido.
Repare que, na captura de tela acima e à direita, a Central de Controle exibe botões com visual Liquid Glass, mas o fundo da interface tem um efeito de desfoque (blur) acentuado. Com isso, os botões em primeiro plano não se misturam mais com os ícones no fundo.
É verdade que ainda há espaço para melhorias. Mesmo no beta 2 do iOS 26, algumas cores do fundo ainda podem se misturar aos elementos em primeiro plano, dificultando a leitura de notificações pelo usuário, por exemplo.
Mas versões beta servem justamente para que problemas sejam identificados e solucionados. Quando a versão final do iOS 26 for liberada, o que deve acontecer a partir de setembro de 2025, esse problema já deverá ter sido totalmente solucionado pela Apple. Pelo menos é o que a gente espera.
Com informações de TechCrunch
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}