iPadOS deve passar por grande reforma e ficar mais parecido com o macOS
Mudança deve agradar quem sente que tablet é limitado pelo sistema. iOS e macOS podem passar por redesign para melhorar consistência visual.
Mudança deve agradar quem sente que tablet é limitado pelo sistema. iOS e macOS podem passar por redesign para melhorar consistência visual.
O iPadOS 19 pode receber grandes mudanças, com foco em produtividade, multitarefas e gerenciamento de janelas. Isso deixaria os tablets da Apple com um sistema mais parecido com o macOS, usado nos computadores da marca.
As informações são do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, especialista em novidades da empresa da maçã. Sem entrar em detalhes, ele adverte que o iPadOS 19 não ficará idêntico ao macOS, mas provavelmente trará mudanças suficientes para agradar quem quer aproveitar melhor o seu tablet.
O iPadOS 19 e as novas versões do iOS e do macOS devem ser anunciados na WWDC 2025, que terá sua apresentação principal no dia 9 de junho.
Já faz algum tempo que os iPads mais caros contam com um hardware muito próximo ao dos Macs de entrada, como o Mac Mini e o MacBook Air.
Desde 2021, o iPad Pro passou por uma transição para os chips da linha M, a mesma dos computadores. No ano seguinte, o mesmo movimento foi feito no iPad Air.
Ao mesmo tempo, o iPadOS ganhou poucas novidades e continua muito próximo ao iOS dos iPhones — o Stage Manager, do iPadOS 16, talvez seja a principal mudança dos últimos anos.
A Apple, claro, tem seus motivos: evitar a canibalização dos próprios produtos e a consequente queda nas vendas dos Macs de entrada, além de continuar controlando a distribuição de apps nos iPads (e lucrando com isso).
Mesmo assim, muitos donos do aparelho e interessados concordam: o sistema operacional não tira proveito do potencial do tablet.
Anteriormente, Gurman reportou que a Apple pretende fazer mudanças visuais consideráveis em seus sistemas operacionais. A ideia seria deixar o iOS, o iPadOS e o macOS mais consistentes entre si.
Para isso, a empresa pretende mudar o estilo de ícones, menus, aplicativos, janelas e botões. A inspiração viria do Vision Pro, headset de realidade virtual apresentado em 2023. O visionOS, sistema do aparelho, traz mais translucidez, elementos flutuantes e ícones arredondados.
A última grande mudança visual no sistema do iPhone foi o lançamento do iOS 7, lá em 2013, quando a Apple abandonou o chamado esqueumorfismo (uso de elementos visuais que remetem a objetos físicos) e adotou um design mais minimalista.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}