iPhone 16 Pro perde espaço para o iPhone 16 Plus na pré-venda

Segundo analista, iPhone 16 Plus gerou 48% mais pedidos que o seu antecessor. iPhone 16 Pro apresentam queda na pré-vendas, mas Pro Max segue o mais comprado

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Em novas cores, iPhone 16 tem corpo de alumínio (imagem: reprodução/Apple)
iPhone 16 Plus tem tela de 6,7 polegadas, a segunda maior da nova geração de iPhones (imagem: Reprodução/Apple)

O iPhone 16 Plus pode finalmente estar cumprindo o planejado. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, o celular teve 2,6 milhões de pedidos na pré-venda — 48% a mais do que o iPhone 15 Plus no lançamento. Por outro lado, o iPhone 16 Plus estaria tomando as vendas do iPhone 16 Pro e 16 Pro Max, que contam com chips mais potentes e uma câmera a mais.

O iPhone Plus como conhecemos hoje surgiu em 2022, na linha iPhone 14. O modelo foi desenvolvido para rivalizar com os smartphones Android de tela grande. Pesquisando o mercado, a Apple entendeu que perdia uma parte dos clientes por não ter um celular com tela de mais de 6,5 polegadas (segmento dominado pela Samsung) por um preço mais baixo.

Contudo, o início do iPhone 14 Plus foi fraco. Duas semanas depois do seu lançamento, foi publicado que a Apple diminuiu a produção do celular, um indicativo de vendas baixas. Ele também teve a sua entrega atrasada. Na época, fontes diziam que houve problemas na produção do iPhone 14 Plus.

Em novas cores, iPhone 16 tem corpo de alumínio (imagem: reprodução/Apple)
iPhone 16 Plus tem 48% a mais de pedidos que a geração anterior (imagem: Reprodução/Apple)

O ano do iPhone 16 Plus?

Segundo Kuo, o iPhone 16 Plus já teve 2,6 milhões de pedidos na pré-venda. Enquanto isso, o iPhone 16 Pro Max e iPhone 16 Pro tiveram 17,1 milhões de pedidos (queda de 16%) e 9,8 milhões (queda de 27%), respectivamente. A primeira análise sobre esses dados é que o modelo Plus roubou uma fatia dos clientes das versões Pro.

Entretanto, o maior número de pedidos do iPhone 16 Plus tem um lado negativo para os clientes. O tempo de entrega está entre duas e três semanas, atrás apenas do iPhone 16 Pro Max (de três a quatro semanas).

O iPhone 16 sem sobrenome também está indo bem. O modelo teve 10% a mais de pedidos que o iPhone 15 na pré-venda (7,3 milhões de unidades vendidas). Apesar do sucesso das vendas do iPhone 16 Plus, as vendas da geração caiu neste ano.

Geração mais uniforme é sucesso do iPhone 16 Plus

Slide com resumo da câmera do iPhone 16 (imagem: reprodução/Apple)
Recursos de alta qualidade do iPhone 16 Plus o deixou mais competitivo (imagem: Reprodução/Apple)

Mesmo com a queda geral nas vendas, vale entender o que levou o iPhone 16 Plus a se sair bem após 2 anos da sua estreia. Primeiro, o modelo base e Plus estão com ferramentas mais próximas das versões Pro.

Os iPhones mais baratos ganharam o botão de ação e o obturador — que também está nos modelos Pro. Custando menos, eles se tornam mais atrativos para os usuários. Além disso, eles também terão as ferramentas do Apple Intelligence.

Em relação ao iPhone 16 Plus, devemos destacar a tela. Até a estreia do iPhone 16 Pro Max, que chegou com uma tela de 6,9 polegadas, o iPhone Plus tinha um display de mesmo tamanho da versão Pro Max. Quem achou 6,9 polegadas grande demais, pode ficar com a tela de 6,7 polegadas do iPhone 16 Plus.

Com informações: Android Authority

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Temas populares