iPhone 17 Pro Max pode ser o único com 12 GB de RAM

Para analista financeiro, Apple vai continuar apostando em recursos exclusivos para diferenciar modelo Pro Max e faturar mais com vendas

Giovanni Santa Rosa

Apenas o iPhone 17 Pro Max deverá ter 12 GB de RAM, segundo informações do analista de mercado Ming-Chi Kuo. Os demais modelos lançados em 2025 devem contar com 8 GB: o iPhone 17 padrão, Pro e o novo Slim, bem como a quarta geração do iPhone SE.

Segundo Kuo, a memória RAM a mais do iPhone 17 Pro Max dará capacidade extra para rodar recursos do Apple Intelligence no próprio dispositivo. Outro diferencial do modelo deve ser uma tecnologia de câmara de vapor para resfriamento. A tendência é que isso ajude o chip do smartphone a entregar um desempenho mais estável.

Enquanto isso, o resto da linha iPhone 17 deve continuar com os mesmos 8 GB de RAM encontrados atualmente no 15 Pro e Pro Max.

E não custa nada lembrar: o iPhone 17 só chega em 2025. Antes disso, teremos o iPhone 16, a ser apresentado no dia 9 de setembro.

Apple quer recursos exclusivos para o iPhone 17 Pro Max

Para Kuo, estas especificações técnicas reforçam que a Apple vai continuar a diferenciar seus smartphones, deixando recursos exclusivos para os modelos mais caros.

“O Pro Max corresponde a quase 40% das unidades vendidas, o que significa que ele dá a contribuição mais importante para o faturamento e o lucro entre os produtos de hardware”, escreve o especialista.

Mão segurando celular
iPhone 15 Pro Max é feito de titânio (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Atualmente, os modelos Pro e Pro Max têm chips mais potentes que os modelos padrão e Plus da linha iPhone 15. Já a câmera telescópica com zoom óptico de 5x é exclusiva da versão Pro Max.

As informações de Kuo vão na contramão de outros rumores do início da semana, que indicavam que os quatro modelos de iPhone 17 (padrão, Pro, Pro Max e o novo Slim) teriam 12 GB de RAM. Há cerca de um mês, o leaker Ice Universe falava em 12 GB de RAM para os modelos Pro e Pro Max.

A linha iPhone 17 só deve ser apresentada em setembro de 2025 — ainda vai demorar para saber quem acertou.

Com informações: GSMArena

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.