iPhone ganha gravador de chamadas; veja primeiras imagens

Demorou apenas 17 anos, mas iPhone recurso nativo para gravar chamadas finalmente dá as caras. iOS 18.1 também transcreve ligações salvas

Felipe Freitas
Ilustração com vários iPhone 15 lado a lado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Beta do iOS 18.1 mostra recurso para gravar chamadas no iPhone (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Apple liberou o beta do iOS 18.1 para desenvolvedores nesta segunda-feira (29). O destaque do update não está nos recursos do Apple Intelligence, mas na estreia do gravador de chamadas nativo no iPhone — demorou mais de 17 anos para o celular da big tech ganhar essa ferramenta. O iOS 18.1 deve ser lançado no mês de outubro, algumas semanas depois do lançamento do iPhone 16 e da nova versão do sistema operacional mobile da Apple.

A atualização para o iOS 18.1 foi liberada na sua versão beta para desenvolvedores. Usuários que desejam testar os recursos da atualização terão que aguardar mais alguns meses. Além de gravar chamadas, o iPhone será capaz de transcrever o áudio das ligações. O arquivo da chamada é salvo no aplicativo de notas do iPhone.

Imagens da função de gravar chamadas no iPhone

Algum devs com acesso ao iOS 18.1 divulgaram as imagens da funcionalidade de gravação de chamadas. O botão para registrar as ligações fica localizado no canto superior esquerdo da tela. Ao ativar o recurso, o outro participante (ou outros em casos de chamadas de grupo) da conversa recebe um aviso de que a ligação está sendo gravada — uma medida para evitar que um usuário seja gravado indevidamente.

Gravador de chamadas no iOS18.1 (Imagem: Reprodução/MacRumors)
Gravador de chamadas no iOS 18.1 avisa a todos os participantes da chamada que a mensagem será gravada (Imagem: Reprodução/MacRumors)

O site Android Authority conseguiu testar a ferramenta. Segundo o veículo, o recurso de gravação de chamadas e a transcrição roda no próprio iPhone, sem precisar do Apple Intelligence. Contudo, para pedir um resumo do áudio é necessário que a IA esteja ligada.

Até o momento, a ferramenta de gravar chamadas está liberada apenas para o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max. Essa limitação aos modelos Pro não faz muito sentido, já que até um Galaxy A com um Exynos de entrada consegue gravar chamadas. Provavelmente isso é apenas uma restrição inicial do lançamento do iOS 18.1 beta.

O iOS 18 será lançado em setembro, junto do iPhone 16. Porém, o update do iOS 18.1 está previsto para chegar em outubro, levando os recursos do Apple Intelligence para o iPhone 15 Pro, 15 Pro Max e iPhone 16.

Com informações: Android Authority e MacRumors

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.