iPhone ganha suporte a busca de contatos com teclado numérico
Busca de contatos pode ser feita diretamente do discador do iOS 18, utilizando o teclado numérico como nos celulares antigos; função já está presente no Android
Busca de contatos pode ser feita diretamente do discador do iOS 18, utilizando o teclado numérico como nos celulares antigos; função já está presente no Android
Após o lançamento do iOS 18 beta, funções que não foram anunciadas na apresentação da WWDC 2024 estão sendo descobertas no sistema operacional móvel da Apple. Uma delas é a busca de contatos com teclado numérico, que facilita na hora de discar para uma pessoa que está cadastrada na sua agenda.
Lembra dos celulares antigos, com botões numéricos e sem teclado no padrão QWERTY? Pois é, o T9 voltou: na tela do discador, basta digitar os números correspondentes às letras do contato que está salvo.
Por exemplo: se eu quiser buscar por um contato de um Lucas, basta digitar 5-8-2-2-7. Esses são os dígitos correspondentes para as letras L-U-C-A-S, que estão escritas em cada número no discador.
Após digitar os números-letra, o discador irá exibir o contato que mais se assemelha, bastando tocar no nome para efetuar a ligação. Caso tenha mais de um contato com o mesmo nome, o iOS exibe uma lista com todas as opções correspondentes.
Apesar de ser uma novidade do iOS 18, a busca de contatos com o teclado numérico não é algo novo nos smartphones e está disponível em aparelhos com Android. A primeira vez que usei essa função foi em um Motorola MPx220, celular lançado em 2004 com sistema operacional Windows Mobile.
Além de um novo aplicativo de fotos, a possibilidade de proteger aplicativos com senha e a Apple Intelligence, o iOS 18 trouxe outras novidades que não foram anunciadas na apresentação da WWDC.
Um dos recursos é a possibilidade de compartilhar a senha do Wi-Fi em que o iPhone está conectado via QR Code, o que deve facilitar o processo de conexão aos seus amigos que possuem Android.
Outra função é um modo para evitar enjoo enquanto você está em movimento. O iPhone passa a exibir algumas bolinhas na direção contrária, que podem ajudar o cérebro a se reorientar. O fim do mal-estar não é garantido, mas pode ajudar algumas pessoas durante o trajeto de carro.
Até a lanterna ganhou novidades no iOS 18. Nas versões anteriores já era permitido controlar a intensidade — basta pressionar por mais tempo o botão da lanterna na Central de Controle para deixar mais forte ou fraco. No novo sistema, também é possível ampliar ou reduzir o foco da luz de LED.
Ainda leva um tempo até o iOS 18 ser liberado. A atualização oficial deve chegar em meados de setembro, com o lançamento de um novo iPhone. Uma versão de testes já está disponível para desenvolvedores, e o beta público deve ser liberado em julho.
Com informações: MacRumors