iPhone XS entra para lista de produtos “vintage” da Apple
Produto que entra na lista vintage ainda pode ser reparado pela Apple, mas só se houver peças remanescentes. iPhone XS Max é vintage desde 2024.
Produto que entra na lista vintage ainda pode ser reparado pela Apple, mas só se houver peças remanescentes. iPhone XS Max é vintage desde 2024.
Faz tempo que o iPhone XS foi lançado, tanto que, recentemente, a Apple incluiu o modelo em sua linha de produtos “vintage”, que podem ser entendidos como “clássicos” no Brasil. Isso significa que, daqui a dois anos, o aparelho será considerado obsoleto pela companhia.
Nos critérios da Apple, um dispositivo é considerado vintage quando cinco anos se passam desde que o produto deixou de ser distribuído em seus canais oficiais de vendas. Quando o mesmo produto alcança sete anos desde que foi vendido oficialmente pela última vez, ele é classificado como obsoleto.
O iPhone XS foi lançado em setembro de 2018 e chegou ao Brasil dois meses depois. O modelo chamou a atenção por oferecer atributos como chip A12 Bionic, duas câmeras traseiras com 12 megapixels cada e tela Super Retina OLED de 5,8 polegadas.
Na época, o modelo vendeu relativamente bem, mas foi descontinuado pela Apple um ano depois. Apesar disso, revendas autorizadas continuaram comercializando o iPhone XS por mais algum tempo.
Para a Apple classificar o modelo como vintage agora, significa que as vendas do modelo nos canais oficiais perduraram até meados de 2020.
De acordo com o MacRumors, a Apple passou a considerar o iPhone XS Max um produto vintage em novembro de 2024. Isso significa que o modelo, uma versão maior do iPhone XS, ficou no mercado por um período de tempo mais curto.
Atualmente, a lista de produtos vintage da Apple inclui os seguintes iPhones:
O vídeo a seguir mostra o review dos iPhones XS e XS Max, para quem quiser matar a saudade:
Na prática, a lista vintage indica que os produtos que a compõem ainda podem receber componentes originais em caso de necessidade de reparo, desde que haja peças remanescentes para isso.
Quando o produto passa a ser classificado como obsoleto, já não pode mais ser reparado nas unidades da Apple Store ou em assistências técnicas autorizadas.
Nesse sentido, vale informar que o iPhone XS e o iPhone XS Max não são compatíveis com o iOS 26, versão recém-anunciada do sistema operacional.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}