Vídeo viraliza e mostra proteção de iPhones roubados de loja da Apple
Empresa desativou remotamente iPhones de vitrine roubados durante protestos em Los Angeles. Celulares exibem mensagens de rastreamento, exigindo devolução.
Empresa desativou remotamente iPhones de vitrine roubados durante protestos em Los Angeles. Celulares exibem mensagens de rastreamento, exigindo devolução.
A Apple desativou remotamente os iPhones de vitrine que foram roubados de uma loja nos EUA durante os protestos desta semana. Após o furto, os aparelhos passaram a exibir uma mensagem na tela informando que estão sendo rastreados e devem ser devolvidos à loja de origem.
No Reddit, um usuário publicou um vídeo mostrando os celulares já desativados, com o aviso de rastreamento visível na tela. O caso ocorreu na loja Apple Tower Theatre, em Los Angeles, na noite de segunda-feira (09/06).
O que chama atenção é o sistema de segurança exclusivo que a Apple utiliza em dispositivos expostos nas vitrines das suas lojas.
Segundo relatos e imagens publicadas na web, a mensagem dizia: “Por favor, devolva à Apple Tower Theatre. Este dispositivo foi desativado e está sendo rastreado. As autoridades locais serão alertadas”.
A loja da Apple foi um dos ao menos 23 estabelecimentos comerciais saqueados ou danificados durante os protestos em Los Angeles. A polícia local prendeu 14 pessoas após os incidentes.
Esse tipo de bloqueio remoto em unidades de demonstração não é novidade. Durante os protestos que ocorreram em 2020 após a morte de George Floyd, internautas compartilharam fotos do mesmo sistema de segurança.
De acordo com o Business Insider, iPhones expostos nas mesas das lojas da Apple rodam um sistema customizado, diferente do iOS distribuído aos consumidores finais.
Esse software permite que a Apple implemente medidas de segurança, provavelmente baseadas em geofencing (delimitação geográfica). O sistema desativa o aparelho assim que alguém o retira da loja sem autorização. Uma vez bloqueado, o dispositivo se torna inoperante.
Ainda que o sistema de segurança de iPhones de vitrine demonstrem que a Apple poderia, ela não quer adotar algo semelhante para smartphones roubados de cidadãos comuns. Portanto, é importante distinguir a ferramenta das lojas das que estão disponíveis para os consumidores.
Se o seu iPhone for roubado, ele não exibirá automaticamente uma mensagem de devolução. Em vez disso, o proprietário deve usar os recursos de segurança que a Apple oferece para bloquear (ou atrasar) o acesso ao aparelho.
A principal ferramenta é o Modo Perdido, ativado pelo aplicativo “Buscar” (Find My). Ele permite que o dono bloqueie o dispositivo remotamente, rastreie sua localização e exiba uma mensagem personalizada na tela, como um número para contato.
Além do Buscar, outro recurso é a “Proteção de Dispositivo Roubado”. Quando ativado, exige autenticação biométrica (Face ID ou Touch ID) para ações críticas, como acessar senhas ou apagar o aparelho, caso o iPhone esteja longe de locais familiares (como casa ou trabalho).
Com informações de The Mirror e Business Insider
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}