Kindle agora permite ajustar espaçamento entre palavras e caracteres
Modelos mais recentes do Kindle ganharam atualização de software que traz configurações de espaçamento entre caracteres, palavras e até parágrafos.
Modelos mais recentes do Kindle ganharam atualização de software que traz configurações de espaçamento entre caracteres, palavras e até parágrafos.
Quem é usuário assíduo do Kindle já pode ter sentido falta de uma opção para configurar o espaçamento entre caracteres, palavras ou parágrafos. Tarde ou não, esse recurso agora é realidade. Uma atualização de firmware para os modelos mais recentes do Kindle permite esse tipo de ajuste.
A Amazon começou a liberar a atualização 5.18.3 do software do Kindle na semana passada, mas sem destacar as novas opções de ajustes de espaçamento. O site The eBook Reader é que chamou a atenção para essa novidade.
Até então, o Kindle só permitia ajustar o tamanho e tipo de fonte, as dimensões das margens e o espaçamento entre linhas. Mas, agora, é possível ajustar também o espaçamento entre parágrafos, palavras e caracteres, o que pode ser útil principalmente para usuários com algum tipo de deficiência visual ou que são disléxicos, por exemplo.
O único problema é que as novas opções não estão disponíveis para todos os modelos do Kindle.
A atualização 5.18.3, que traz as novas configurações, está sendo liberada para o Kindle Scribe, o Kindle Colorsoft, o Kindle básico e o Kindle Paperwhite, estes dois últimos nas versões de 11ª e 12ª gerações. Em todos os modelos, a instalação tem sido feita via atualização automática, de modo gradativo.
Quem não quiser esperar pode acessar a página de updates do Kindle e seguir estes passos para fazer a instalação manual (por sua conta e risco, obviamente):
Mesmo se a instalação for feita com sucesso, é possível que as novas configurações não apareçam de imediato. Aparentemente, a Amazon está ativando esses recursos de modo gradativo, talvez para identificar a existência de bugs antes de uma liberação mais ampla.
Se for o seu caso, aguarde um pouco e reinicie o Kindle periodicamente. Isso pode fazer as novas configurações aparecerem em seu dispositivo.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}