Kindle vai usar IA para recapitular livros de uma mesma série

Ferramenta Recaps mostra resumo dos acontecimentos e personagens para ajudar leitor a continuar a história. Amazon diz que moderadores revisarão conteúdo.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 04/04/2025 às 10:51
Resumo
  • O Kindle lançou a ferramenta Recaps, que usa IA para resumir enredos e personagens de livros.
  • Segundo um porta-voz da Amazon, os resumos gerados pelo recurso são revisados por moderadores humanos.
  • Disponível apenas nos EUA, ainda não há informações sobre a chegada da ferramenta ao Brasil.

A Amazon anunciou a ferramenta Recaps para o Kindle, que utiliza inteligência artificial para resumir os principais pontos do enredo e dos personagens de um livro. Com isso, o recurso pode ajudar o leitor a relembrar o que aconteceu antes de iniciar a leitura do e-book seguinte da mesma série.

Os Recaps ficarão disponíveis na página de uma série de livros, dentro da biblioteca do usuário, acessíveis por um botão ou pelo menu representado pelo ícone de três pontos. Ao selecionar essa opção, o Kindle mostrará quais livros possuem resumos disponíveis e alertará sobre possíveis spoilers.

Em entrevista ao TechCrunch, um porta-voz da Amazon explicou que a ferramenta se baseia em inteligência artificial generativa e na revisão de moderadores humanos da empresa. No Reddit, alguns usuários demonstraram preocupação com o uso de IA, temendo que ela possa gerar resumos incorretos devido a alucinações da tecnologia.

Por enquanto, os Recaps estão disponíveis apenas nos Estados Unidos, para livros em inglês. A ferramenta faz parte da mais recente atualização de software do Kindle e está disponível para todos os modelos. A Amazon também tem planos de levar o recurso para seu aplicativo no iOS. Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil.

Quais as outras mudanças recentes no Kindle?

No fim de março, o Kindle Paperwhite de 12ª geração e o Kindle Colorsoft receberam uma atualização que permite virar a página com dois toques na lateral ou na parte traseira do dispositivo. Essa é uma alternativa para quem prefere não tocar diretamente na tela ou sente falta dos botões físicos dos modelos antigos.

Em fevereiro de 2025, a Amazon encerrou a função de baixar e-books no computador. A mudança, que tem como principal objetivo combater a pirataria, desagradou muitos usuários, que consideraram a medida uma limitação aos livros que adquiriram. Nos EUA, a empresa passou a destacar que, ao comprar um e-book para Kindle, o usuário está pagando apenas pela licença do conteúdo, que pode ser revogada posteriormente.

Com informações da Amazon e TechCrunch

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.