Linux poderá mostrar QR Code em “kernel panic” para ajudar a resolver erro
QR Code em tela de kernel panic deverá ser introduzido no kernel Linux 6.12 como recurso opcional; novidade levará a uma página que detalha o problema
QR Code em tela de kernel panic deverá ser introduzido no kernel Linux 6.12 como recurso opcional; novidade levará a uma página que detalha o problema
Um erro de kernel panic indica que um problema grave ocorreu no computador. Mas qual? Para ajudar o usuário a investigar a falha, a partir da versão 6.12, o kernel Linux poderá mostrar um QR Code quando esse tipo de aviso surgir. O código levará a uma página que dá detalhes sobre o problema.
Mensagens de kernel panic estão para o Linux como a famosa “tela azul da morte” está para o Windows. Em ambos os casos, o sistema operacional deixa de fazer o seu trabalho de forma abrupta para exibir uma mensagem de erro frequentemente pouco clara.
As causas para uma falha de kernel panic são numerosas. Pode existir um defeito físico na memória RAM que impede o processador de acessar dados existente ali, por exemplo. Problemas em drivers ou bibliotecas são outras causas relativamente comuns. Em todos os casos, a falha impede a devida execução do kernel, o núcleo do sistema operacional.
Os desenvolvedores do Linux 6.12 receberam a proposta de incorporar um recurso que exibe um QR Code na tela de kernel panic. A ideia é permitir que o usuário use o seu celular para ler o código e, então, ser encaminhado a uma página que dá detalhes sobre o problema. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma solução.
A novidade vem para ser opcional. Presumivelmente, isso significa que a sua ativação poderá ser determinada pela organização que desenvolve a distribuição Linux ou, em ambientes corporativos, por administradores de sistemas, por exemplo.
Esse recurso pode ser realmente útil porque é comum mensagens de kernel panic exibirem uma sequência de linhas que não cabem na tela. Com isso, as primeiras linhas acabam sendo cortadas. Isso pode dificultar a investigação da falha. Com o QR Code, essa limitação tende a ser superada.
A ideia não é nova. O Windows é capaz de exibir QR Code em falhas com tela azul pelo menos desde 2016, como observa o Tom’s Hardware. A diferença é que, geralmente, o QR Code da Microsoft leva a uma página de ajuda genérica. No Linux, a proposta é a de encaminhar o usuário a uma página que dá informações específicas sobre o problema.
De certo modo, a proposta do QR Code complementa outro recurso recente do kernel relacionado a erros: a “tela azul da morte” do próprio Linux, introduzida oficialmente a partir da versão 6.10.
Sobre o kernel Linux 6.12, a previsão é a de que essa versão seja lançada oficialmente até novembro de 2024.
Leia | O que é kernel?