Mercado Livre e Mercado Pago ficam fora do ar nesta quarta (9)

Clientes e vendedores disseram que maquininhas pararam de funcionar, Pix não foram enviados e era impossível fechar pedidos no site

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado às 17:09

O Mercado Livre e o Mercado Pago enfrentaram erros entre o fim da manhã e o começo da tarde desta quarta-feira (09/04). A falha pareceu ser generalizada, chegando até mesmo a outros países, como a Argentina. Tanto a plataforma de varejo quanto o sistema de pagamentos foram afetados.

No DownDetector, site especializado em identificar quando serviços estão fora do ar, usuários se queixaram de que o Mercado Livre não exibia itens vendidos e não permitia alterar endereços. Também não era possível fechar carrinhos e pagar o pedido.

No Mercado Pago, os problemas também afetaram vários serviços ao mesmo tempo: clientes reclamaram que as maquininhas não funcionavam, links para QR Codes não eram gerados, não era possível fazer Pix e os saldos sumiram.

O gráfico de reclamações do DownDetector indica que os problemas começaram por volta de 11h15, atingindo um pico por volta de 11h45 e caindo logo depois. Ao longo da tarde, as plataformas da empresa se estabilizaram.

Durante o período de instabilidade, clientes reclamaram nas redes sociais. Na Argentina, país de origem do Mercado Livre e do Mercado Pago, também houve relatos de problemas no serviço.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.