Meta reconhece falha no Instagram que exibe conteúdo sensível nos Reels
Muitos usuários do Instagram se depararam com vídeos perturbadores nos Reels. Meta reconheceu o problema e afirma ter aplicado uma solução.
Muitos usuários do Instagram se depararam com vídeos perturbadores nos Reels. Meta reconheceu o problema e afirma ter aplicado uma solução.
Nesta semana, muitos usuários do Instagram, no mundo todo (incluindo o Brasil), começaram a relatar que a plataforma estava exibindo conteúdo violento nas recomendações de Reels. A Meta reconheceu o problema, se desculpou por ele e afirma que já aplicou uma solução.
O Instagram tem um filtro de conteúdo sensível que está ativo para muitos usuários. Mas mesmo esse filtro não foi capaz de impedir a recomendação de Reels mostrando cenas violentas, como morte de pessoas, indivíduos sendo esfaqueados ou animais em sofrimento.
É uma falha surpreendente, afinal, o Instagram recomenda conteúdo com base nas fotos e vídeos que a pessoa vê, curte ou comenta. Por exemplo, se você começar a curtir Reels com cenas de futebol, começará a ver vídeos com esse tema com mais frequência nas recomendações da rede social.
Mas vídeos violentos ou perturbadores começaram a ser recomendados mesmo para usuários que não interagem com esse tipo de conteúdo. Para completar, alguns usuários ativaram o filtro de conteúdo sensível após se depararem com os vídeos indesejados, mas eles voltaram a aparecer pouco tempo depois.
Has anyone of you noticed that Instagram is showing you weird reels or content today? pic.twitter.com/AniRfgodZV
— Rishabh Negi (@YourbroRishabh) February 26, 2025
Diante de tantos relatos sobre o problema em outras redes sociais, a Meta iniciou uma investigação interna e descobriu a falha. À CNBC, a companhia informou:
Corrigimos um erro que fez alguns usuários visualizarem conteúdo em seu feed do Instagram Reels que não deveria ter sido recomendado. Pedimos desculpas pela falha.
A Meta reconheceu o problema, mas não explicou a sua causa. Contudo, a CNBC observa que o Instagram permite a publicação de determinados conteúdos sensíveis, desde que eles sejam devidamente sinalizados e tenham o propósito de servir de conscientização.
Mas, se o conteúdo sensível é perturbador e não cumpre nenhum propósito positivo, ele tende a ser removido da plataforma, tanto por moderadores quanto de modo automático.
É provável que um ou mais mecanismos de filtragem do Instagram ligados a esse sistema tenha falhado, talvez por conta de um ajuste algorítmico, causando toda essa situação.
O que importa é que o problema já foi solucionado. Pelo menos é o que a companhia afirma.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}