Micron vai aumentar o preço das memórias DRAM
Empresa justifica o reajuste pelas altas demandas de inteligência artificial, data centers e eletrônicos, mas não revelou os valores exatos. Preços devem subir até 2026.
Empresa justifica o reajuste pelas altas demandas de inteligência artificial, data centers e eletrônicos, mas não revelou os valores exatos. Preços devem subir até 2026.
A Micron anunciou que aumentará os preços de suas memórias. Segundo o site Tom’s Hardware, o motivo seria a alta demanda por memórias DRAM e flash NAND, impulsionada pelo crescimento de inteligência artificial, data centers e eletrônicos de consumo.
Em comunicado aos parceiros, a empresa afirmou que o mercado está se recuperando após um período de queda nas receitas e excesso de oferta, e sugeriu que, diante da “expectativa de crescimento”, os preços devem continuar subindo até 2026.
Apesar do anúncio, a Micron declarou que não fará comentários sobre sua perspectiva financeira neste momento e não revelou os valores exatos ou data do reajuste.
Segundo informações do site Tom’s Hardware, o aumento ocorre devido ao crescimento acelerado da demanda, especialmente nos setores de IA e computação de alto desempenho.
Em uma carta assinada por Mike Cordano, vice-presidente executivo de Vendas Mundiais, a Micron afirmou que os mercados de memória e armazenamento entraram em uma fase de recuperação, que deve continuar em alta até 2026 — motivo pelo qual os reajustes seriam necessários.
A Micron anunciou, em janeiro deste ano, um investimento de US$ 7 bilhões em uma nova fábrica de montagem de memórias HBM (High Bandwidth Memory, ou memória de alta largura de banda) em Singapura, com início das operações previsto para 2026. Essas memórias são empregadas em GPUs e aceleradores de IA, sendo utilizadas por empresas como Nvidia, AMD e Intel em aplicações de computação de alto desempenho.
O site Tom’s Hardware também destaca que o aumento da Micron pode gerar um efeito dominó no setor, com empresas como Samsung e SK Hynix possivelmente adotando a mesma estratégia.
Essa movimentação consolidaria, segundo o site, uma tendência de alta nos preços das memórias, e afetaria tanto consumidores comuns quanto empresas que dependem de armazenamento e processamento de dados.
Com informações de Tom’s Hardware
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}