Microsoft 365 agora inclui VPN com 50 GB de tráfego por mês
VPN faz parte do Microsoft Defender para Windows, macOS, Android e iOS; assinantes do Microsoft 365 no Brasil ainda não têm acesso
VPN faz parte do Microsoft Defender para Windows, macOS, Android e iOS; assinantes do Microsoft 365 no Brasil ainda não têm acesso
Além das ferramentas do Office (como o Word e o PowerPoint) e de serviços como o OneDrive, assinantes do Microsoft 365 agora têm direito a um serviço de VPN que funciona em celulares, PCs e Macs. A novidade ainda não está disponível no Brasil, mas pode chegar ao país em um futuro próximo.
Esse não é um serviço de VPN completo, capaz de competir com soluções como NordVPN e SurfShark. Não é possível escolher o servidor de VPN de um país específico, por exemplo. No Microsoft 365, a escolha do servidor é sempre automática.
Para completar, a VPN (Rede Virtual Privada) do serviço exclui o tráfego oriundo de determinados serviços de streaming e comunicação, como Netflix, YouTube, Spotify, Instagram e WhatsApp.
Tais limitações existem porque o foco da VPN da Microsoft está na segurança. A novidade faz parte do Microsoft Defender, ferramenta que oferece vários recursos de segurança no dispositivo em que é instalado, como antivírus e modo de backup.
Pela VPN da ferramenta podem passar 50 GB de dados mensais por usuário. O recurso pode ser ativado para reforçar a segurança do dispositivo quando ele é conectado a redes Wi-Fi públicas, por exemplo.
É possível ativar ou desativar a VPN a qualquer momento. O Microsoft Defender também é capaz de avisar quando uma conexão Wi-Fi não segura está em uso para que o usuário ative a proteção.
A Microsoft afirma que a função de ferramenta não coleta dados sensíveis, mas captura informações anonimizadas, como tempo de duração do uso da VPN e nome de redes Wi-Fi com detecção de atividade maliciosa.
Uma página de ajuda da Microsoft informa que o recurso de VPN já está disponível nas versões do Defender para Windows, macOS, Android e iOS. Essa variedade de plataformas já era esperada: basta nos lembrarmos de que a VPN do Microsoft Defender foi liberada para Android e iOS há alguns meses. Nas últimas semanas, a Microsoft iniciou uma liberação mais ampla.
A parte negativa é a que a novidade foi liberada somente para usuários do Microsoft 365 Personal ou Family dos seguintes países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido.
Ainda não há informação sobre liberação oficial no Brasil. Mas a Microsoft afirma que está trabalhando para levar a novidade para usuários de outros países, o que significa que o Brasil poderá ser incluído nessa lista em algum momento próximo. Que assim seja.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}