Microsoft 365 Family tem falha que diz que assinatura do usuário expirou

Assinantes do Microsoft 365 Family estão se deparando com mensagem de erro que impede que softwares como Excel ou Word sejam usados normalmente.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 16:05
Resumo
  • Assinantes do Microsoft 365 se depararam nesta quinta-feira (10/04) com um erro de licença expirada, que impedia o uso de ferramentas como Excel e Word.
  • A empresa confirmou a falha e disse que o problema afetava contas do Microsoft 365 Family.
  • Outras versões e serviços, como OneDrive, Copilot e Outlook.com, não foram afetados.

Se você é assinante do Microsoft 365 e está enfrentando dificuldades para utilizar alguma ferramenta do pacote, saiba que o problema não afeta só a sua conta. A própria Microsoft reconhece que os serviços da plataforma estão passando por instabilidades nesta quinta-feira (10/04).

De acordo com relatos nas redes sociais e com esta página de status do Office, o problema afeta usuários do Microsoft 365 Family. Em linhas gerais, a falha tem feito as ferramentas do pacote informarem que o usuário está com uma licença de uso expirada ou inválida.

Há numerosos relatos sobre o problema em plataformas como o X. Em muitos casos, os usuários afirmam que tentaram reativar a sua assinatura, mas não conseguiram. Como consequência, essas pessoas não conseguem acessar ferramentas como Excel e Word.

Microsoft reconhece falha e promete solução

A Microsoft reconheceu o problema na já mencionada página de status. Por lá, a companhia informa (em tradução livre) que “alguns usuários podem não conseguir acessar os serviços do Microsoft 365”.

No X, a Microsoft também confirma o problema e afirma já estar trabalhando em uma solução: “realmente há uma instabilidade nos serviços do Office 365 Family, e estamos trabalhando para resolver”.

Pelo menos até o momento, os registros são de que a falha afeta apenas usuários cujas contas fazem parte do Office 365 Family. Em muitos casos, o titular da assinatura consegue acessar as ferramentas do pacote, mas os usuários de contas adicionadas, não.

Quem tem uma conta no Office 365 Personal ou em outro plano do serviço está livre do problema, aparentemente.

Além disso, serviços como OneDrive, Copilot e Outlook.com seguem funcionando normalmente.

Convém lembrar que, no Brasil, o Microsoft 365 Family custa R$ 60 por mês desde o início de 2025 (se assinado de modo online). A modalidade permite que a assinatura seja compartilhada com até seis pessoas (incluindo o próprio assinante).

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.