Microsoft apoia Epic e culpa Apple por atraso da loja móvel do Xbox
Microsoft afirma que políticas da App Store que afetam Epic Games também invibializam lançamento da loja do Xbox para dispositivos móveis.
Microsoft afirma que políticas da App Store que afetam Epic Games também invibializam lançamento da loja do Xbox para dispositivos móveis.
Na guerra entre Epic Games e Apple, a primeira conseguiu uma aliada inesperada: a Microsoft também entende que está sendo prejudicada pela turma de Cupertino, especificamente por ainda não ter conseguido lançar a loja do Xbox para dispositivos móveis.
A Microsoft tinha intenção de inaugurar a sua loja de jogos Xbox para dispositivos móveis até julho de 2024. Mas estamos quase na metade de 2025 e a tal loja não saiu do papel.
O motivo do atraso nunca havia sido revelado, até agora. Nesta semana, a Microsoft foi aos tribunais para apresentar um documento relacionado à disputa judicial “Epic Games versus Apple” em que explica que as políticas rigorosas da App Store inviabilizaram o lançamento da loja do Xbox.
De acordo com o documento, o plano da Microsoft é fazer a loja móvel do Xbox contar com um sistema de pagamento alternativo em relação ao que é oferecido pela App Store, cujas taxas podem chegar a 30% sobre o valor das vendas realizadas dentro de aplicativos distribuídos a partir do serviço.
O uso do sistema de pagamento da App Store é mandatório. Mas, por decisão judicial, a Apple deve permitir que os aplicativos ofereçam links para serviços de pagamento alternativos (e com taxas menores).
Era o que a Microsoft tinha intenção de fazer com a loja do Xbox. Mas, ainda de acordo com a companhia, “essa solução foi frustrada pela Apple”.
A Epic Games não concorda com a taxa de até 30% cobrada pela App Store, por isso, iniciou uma disputa nos tribunais contra a Apple para se desvencilhar da cobrança.
Em 2021, uma decisão judicial determinou que a Apple permitisse que desenvolvedores indicassem serviços alternativos de pagamento em seus aplicativos que, como tal, poderiam cobrar taxas menores. Isso foi feito, mas a Apple passou a cobrar taxas de até 27% sobre compras feitas a partir de serviços de terceiros, o que causou uma nova briga nos tribunais.
A Apple acabou sendo proibida de cobrar taxas sobre compras feitas a partir de um link nos aplicativos. Como essa decisão judicial não vale apenas para a Epic Games, mas também para outros desenvolvedores, a Microsoft poderia aproveitar o momento para lançar a loja móvel do Xbox.
Porém, a Apple está recorrendo, o que significa que a decisão judicial ainda pode ser revertida. É por isso que a Microsoft decidiu aguardar por uma decisão judicial definitiva. O documento entregue aos tribunais pode contribuir para um desfecho favorável à Epic Games e, consequentemente, à própria Microsoft.
Essa continua sendo uma novela cheia de capítulos. Em um dos mais recentes, a Epic teve que ir à Justiça novamente para conseguir lançar o jogo Fortnite na App Store americana.
Com informações do The Verge
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}