Microsoft atualiza ISOs antigas do Windows para melhorar proteção já na instalação

Usuários poderão aplicar atualização nas ISOs com o Microsoft Defender. Novidade permite que nova instalação do Windows tenha patches de segurança mais recentes.

Felipe Freitas
• Atualizado às 14:43
Resumo
  • A Microsoft atualizou o Defender para permitir a aplicação de patches de segurança diretamente em imagens ISO do Windows.
  • As ISOs agora podem ser atualizadas sem precisar baixá-las novamente, reduzindo tempo de manutenção.
  • A novidade é compatível com Windows 11, 10 (Enterprise, Pro e Home) e servidores 2022, 2019 e 2016.

A Microsoft anunciou uma melhoria no Microsoft Defender que promete aumentar a proteção das ISOs do Windows. O Defender, software de segurança e antivírus do Windows, agora pode atualizar as ISOs do sistema operacional. Assim, o arquivo de instalação receberá os patches de segurança mais recentes da Microsoft antes de ser instalado em um dispositivo.

As ISOs do Windows contam com as proteções existentes no momento da sua criação. Por exemplo, se você baixou em maio de 2024 o arquivo do Windows 11, ao instalar hoje o sistema operacional você terá um SO que está com as medidas de segurança desatualizadas há um ano.

E, ao terminar a instalação, você pode demorar mais um tempinho para atualizar todo o Windows 11 ou o Defender. Ainda que seu sistema operacional fique vulnerável por um curto período, é melhor evitar os riscos de um SO sem os updates de segurança mais recentes — principalmente se você é uma empresa.

Por que é importante atualizar as ISOs do Windows 10 e 11?

O principal público que mantém ISOs do Windows 10 e 11 são empresas — geralmente as grandes, que contam com equipe de TI e suporte. Se o PC de um funcionário for reformatado, bastará pegar o pen drive com a ISO e realizar o processo, evitando a perda de tempo ao baixar uma ISO nova no site da Microsoft.

Então, pela segurança das informações da empresa, é fundamental existir uma possibilidade de atualizar apenas a ISO, sem fazer toda a etapa de baixar e colocá-lo em um pen drive. Para fazer esse update, será necessário apenas usar o Microsoft Defender — e entender um pouco de programação.

A Microsoft publicou um guia para realizar a atualização da ISO. A novidade é compatível com o Windows 11, 10 (Enterprise, Pro e Home), Server 2022, Server 2019 e Server 2016. A big tech recomenda que a atualização seja feita pelo menos a cada três meses.

Com informações do XDA Developers

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Ex-repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Está na cobertura tech desde 2021 e é micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado e atuou como repórter do Tecnoblog entre 2022 e 2025. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.