Microsoft faz chacota com iOS 26 e Apple Liquid Glass

Apple anunciou design Liquid Glass para iOS 26 e macOS 26. Microsoft entrou na onda de comparar o conceito com o Windows Vista.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 15:19
Resumo
  • Apple revelou o design Liquid Glass no iOS 26 e macOS 26, com efeitos que lembram vidro sobre uma superfície.
  • A Microsoft fez piada da novidade, com provocações no TikTok e Instagram.
  • Sem mencionar a big tech, a Microsoft sugeriu que o novo visual dos sistemas da Apple lembra o Windows Aero, usado no Vista.

Ao apresentar o padrão de design Liquid Glass para sistemas como iOS 26 e macOS 26, a Apple não esperava que o conceito fosse ser associado ao visual do Windows Vista. Mas foi exatamente isso o que aconteceu, tanto que a própria Microsoft decidiu provocar a rival com essa comparação.

Para quem não entendeu a relação de uma coisa com a outra, aqui vai a explicação: ao ser anunciado, em 2007, o Windows Vista chamou a atenção por introduzir a interface Windows Aero, cujas características incluem elementos como menus e botões com efeitos translúcidos; o conceito Liquid Glass segue princípios semelhantes.

Nos sistemas operacionais que incorporam o Liquid Glass, com destaque para os já mencionados iOS 26 e macOS Tahoe 26, encontramos elementos gráficos que lembram vidro sobre uma superfície. Mas, de acordo com a Apple, o conceito vai além da estética:

Esse material translúcido [Liquid Glass] reflete e refrata o ambiente ao redor, transformando-se dinamicamente para destacar o conteúdo e trazer mais vitalidade a elementos como controles, navegação, ícones de apps, widgets e muito mais.

Windows Vista, é você?

Sendo inovador ou não, o fato é que, tão logo o conceito foi anunciado na WWDC 2025, muita gente usou as redes sociais para comparar o Liquid Glass com o Windows Vista. A Microsoft entrou na brincadeira divulgando um vídeo no TikTok e no Instagram mostrando elementos da interface Windows Aero:

As publicações da Microsoft não mencionam o Liquid Glass diretamente, mas, dadas as circunstâncias, fica óbvio que essa é uma maneira de provocar a Apple.

É pouco provável que a Apple responda, mas se o fizer, a companhia pode argumentar que, na verdade, esse conceito de elementos com transparência foi introduzido em 2000, quando a companhia apresentou a interface Aqua para o então Mac OS X (hoje, macOS, como você sabe).

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.