Microsoft instala no Windows 10 novo app do Outlook que ninguém pediu

Novo Outlook instalado "à força" no Windows 10 vem para substituir os aplicativos Mail e Calendário, que perderam suporte da Microsoft.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 11:55
Resumo
  • A Microsoft está instalando o novo Outlook no Windows 10 de forma “forçada”, substituindo o Mail e Calendário, que perderam suporte em 31 de dezembro de 2024.
  • O novo Outlook, que faz parte do Patch Tuesday KB5051974, oferece suporte a inteligência artificial e mais segurança, segundo a Microsoft.
  • A versão, no entanto, tem sido criticada por lentidão e pela presença de anúncios.
  • Não há métodos oficiais para evitar a instalação, mas a versão anterior do Outlook ainda pode ser usada temporariamente.

Se você usa o Windows 10 e o atualizou nas últimas horas ou dias, dê uma olhadinha no Menu Iniciar. Se um novo aplicativo do Outlook estiver por ali, saiba que não é só com você. A Microsoft está instalando o software nos PCs de todo mundo que usa essa versão do sistema operacional.

O aplicativo vem com a mais recente atualização do Patch Tuesday, o pacote KB5051974, que começou a ser liberado na terça-feira (11/02). O novo aplicativo do Outlook está sendo instalado à força, por assim dizer, porque a Microsoft o está colocando no lugar do antigo Windows Mail.

O novo Outlook também substitui o app nativo de agenda (Calendário). A razão disso é que tanto o Mail quanto o Calendário deixaram de receber suporte da Microsoft em 31 de dezembro de 2024, nos Windows 11 e 10.

Em contrapartida, a Microsoft afirma que o novo Outlook é mais moderno, seguro e funcional, suportando inclusive recursos de inteligência artificial.

Vale destacar também que, apesar de pertencer à Microsoft, o novo Outlook funciona com serviços de e-mail de outras empresas, a exemplo do Gmail e do Yahoo Mail.

Só tem um problema: tem muita gente reclamando da nova versão da ferramenta.

Por que há usuários reclamando do novo Outlook?

Em redes sociais e plataformas como Reddit, é possível encontrar usuários relatando que o novo Outlook é mais lento ou instável que a versão anterior da ferramenta ou em relação ao antigo Windows Mail.

Também há usuários reclamando da exibição de anúncios entre as mensagens recebidas, da maior dificuldade de excluir anexos dos e-mails, e de mudanças que tornaram a interface menos prática, por exemplo.

Tem como evitar a instalação do novo Outlook no Windows 10?

Não de modo oficial. Como a ferramenta faz parte do Patch Tuesday, pacote que contém principalmente atualizações de segurança, deixar de instalá-lo pode tornar o Windows 10 mais suscetível a vulnerabilidades importantes.

Esta página de ajuda da Microsoft explica como bloquear a pré-instalação do novo Outlook, mas o procedimento exige digitação de comandos no PowerShell, tarefa que não é trivial para todo mundo.

Para quem não quiser ter esse trabalho, a boa notícia é que a instalação do novo Outlook não remove a versão anterior do software. Quem a usa pode continuar com ela, pelo menos por mais algum tempo.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.