Microsoft libera imagens ISO do Windows 11 para PCs com chip Arm
Originalmente voltadas para criar máquinas virtuais em PCs com chips Arm, imagens ISO também podem ser usadas em instalações limpas
Originalmente voltadas para criar máquinas virtuais em PCs com chips Arm, imagens ISO também podem ser usadas em instalações limpas
A Microsoft disponibilizou para download as imagens ISO do Windows 11 para Arm. Com isso, quem tem um computador com os recentes Snapdragon X Elite e Plus poderá fazer uma instalação limpa do sistema. Em chips mais antigos, porém, é necessário um trabalho extra envolvendo os drivers.
As imagens são da versão 24H2 do Windows 11, a mais recente do sistema, e tem cerca de 5 GB. O propósito original é criar máquinas virtuais em PCs com Arm64, mas o site oficial da Microsoft também menciona a instalação limpa como uma possibilidade.
O Ars Technica lembra que, anteriormente, as imagens estavam disponíveis apenas no programa Windows Insider Preview. Eram versões em fase beta que podiam não ser estáveis o suficiente ou vir sem alguns recursos do sistema.
Segundo a Microsoft, as imagens ISO devem funcionar sem problemas nos computadores com chips Snapdragon X Elite e Plus, lançados em 2024. Em modelos anteriores, porém, é necessário integrar os drivers às imagens antes do boot.
Como explica o Windows Central, o processo de integrar drivers não é difícil, mas pode ser trabalhoso. Basicamente, ele envolve obter os arquivos dos drivers, extrair as imagens do arquivo ISO, integrar os drivers e empacotar novamente as imagens.
O Ars Technica também lembra que o Windows 11 para Arm tem o Snapdragon 850 como requisito mínimo. Lançado em 2018, ele foi o primeiro chip da Qualcomm voltado exclusivamente para computadores. Antes disso, a marca usava os mesmos componentes de celulares para rodar o Windows 10.
Os computadores com Windows e chips Arm ganharam destaque em 2024 com o lançamento dos Copilot+ PCs, em maio. Para receber o “certificado”, o computador precisa ter, entre outras exigências, uma NPU de 40 TOPS (trilhões de operações por segundo) ou mais para rodar as ferramentas de inteligência artificial da Microsoft.
Os primeiros modelos a chegar ao mercado contam com chips Snapdragon X Elite e Plus, que usam o padrão Arm. Eles são alguns dos poucos a cumprir estes requisitos. No entanto, Copilot+ PCs com processadores AMD e Intel, que usam a arquitetura x86, devem chegar em breve.
Com informações: Ars Technica, Windows Central