Microsoft libera novo app do Windows para macOS, iPhone e Android
Big tech facilita acesso a Windows na nuvem com aplicativo dedicado. Novo app substitui o Azure Virtual Desktop e Windows 365
Big tech facilita acesso a Windows na nuvem com aplicativo dedicado. Novo app substitui o Azure Virtual Desktop e Windows 365
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (19) o novo aplicativo do Windows para macOS, iOS e Android — nesta plataforma ainda em fase beta. O app substitui outros programas usados para acessar uma versão do Windows na nuvem. Desse modo, aplicativos como o Windows 365, Azure Virtual Desktop e Remote Desktop passam a integrar o Windows app.
O novo programa da Microsoft também é compatível com o Windows 10, 11 e pode ser acessado via navegadores. Se você achou estranho isso de acessar uma nuvem do Windows no próprio Windows, vale lembrar que essa opção é útil para quem trabalha de modo híbrido ou em home office.
Nesses casos, a empresa pode optar que o funcionário utilize uma máquina virtual. Esse meio de acesso é mais seguro que deixar o empregado usando o computador pessoal para acessar arquivos da companhia, evitando que documentos confidenciais sejam vazados.
O lançamento do novo aplicativo Windows ocorre quase um ano depois do início dos seus testes. A proposta da Microsoft é unificar o acesso às máquinas virtuais do seu sistema operacional.
No anúncio do novo app, a Microsoft destaca que o aplicativo permite gerenciar e acessar múltiplas contas (e máquinas virtuais) do mesmo lugar. Por exemplo, se o usuário tem acesso a uma conta comum na nuvem e máquina virtual da Azure, poderá acessá-las diretamente do Windows App.
O aplicativo tem suporte múltiplos monitores e, o mais interessante, permite conectar dispositivos USB e usá-los como se estivesse ao Windows na nuvem. O usuário pode usar webcams, HDs/SSDs externos e até impressoras conectados ao celular.
Quem tem o aplicativo do Desktop Remoto receberá a atualização automática para o app Windows. No Brasil, o novo programa já está disponível na Microsoft Store. O Tecnoblog buscou pelo aplicativo na App Store, mas ele não apareceu na nossa busca.
Segundo o The Verge, o Windows App funciona apenas para contas empresariais e escolares da Microsoft. Além do iPhone, iPads também são compatíveis com o novo aplicativo da big tech.
Com informações: The Verge
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}