Microsoft prepara demissões em massa na divisão Xbox

Novos cortes podem começar na próxima semana e atingem também outras áreas. Esta seria a quarta grande demissão na divisão Xbox em apenas 18 meses.

Bruno Andrade
• Atualizado às 15:32
Resumo
  • A Microsoft planeja novas demissões na divisão Xbox na próxima semana.
  • Esta será a quarta rodada de cortes na divisão em 18 meses, e seria parte de uma reestruturação para conter gastos.
  • Segundo a Bloomberg, a pressão no departamento aumentou após a compra da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões.

A Microsoft se prepara para uma onda de “demissões substanciais” na divisão Xbox. Segundo a Bloomberg, os cortes devem começar já na próxima semana e fazem parte de uma reestruturação mais ampla que afetará também outras áreas da empresa.

Gerentes da companhia teriam sido avisados sobre a decisão entre ontem e hoje (24/06). Essa seria uma tentativa da Microsoft reduzir custos e reorganizar partes do negócio, de acordo com a agência de notícias. 

Responsável pelos consoles, jogos e Game Pass, a divisão Xbox está no centro dessa reestruturação, já visando sua próxima geração de videogames: os portáteis ROG Xbox Ally, anunciados no início de junho, e o console principal, que será desenvolvido em parceria com a AMD.

Microsoft já demitiu milhares

Como o Tecnoblog noticiou, a Microsoft desligou cerca de 6.000 funcionários no mês passado, o equivalente a 3% de sua força de trabalho global. Os cortes atingiram diversas áreas, aparentemente para reduzir o número de cargos de gerência, embora a empresa não tenha confirmado oficialmente a razão.

Com as novas demissões, esta será a quarta grande leva de cortes na divisão Xbox em apenas 18 meses. Em janeiro de 2024, a Microsoft demitiu 1.900 funcionários ligados à Activision Blizzard e ao Xbox, poucos meses após ter finalizado a aquisição da publisher por US$ 69 bilhões.

Segundo a Bloomberg, executivos da Microsoft vêm pressionando a equipe do Xbox a ampliar suas margens de lucro — cobrança que se intensificou após a incorporação da Activision. 

A Microsoft ainda não comentou oficialmente os novos cortes.

Ontem (23/06), a empresa anunciou que o app do Xbox para Windows começou a testar uma biblioteca integrada com outras lojas de jogos, incluindo o Steam. A novidade ainda é restrita aos testadores do Xbox Insider e deve ser liberada para todos até o fim do ano.

Com informações da Bloomberg e do The Verge

Relacionados

Escrito por

Bruno Andrade

Bruno Andrade

Analista de conteúdo

Bruno Andrade é jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e técnico em eletrônica. Antes de se juntar ao Tecnoblog, trabalhou na reportagem e na edição de homepage do portal iG. Tem experiência como redator, repórter e editor.