Microsoft reabre canal Beta do Windows 10 para testar novas funções

Segundo a empresa, canal de testes é necessário para levar novas funcionalidades e melhorias do Windows 10, mesmo com fim do suporte já programado

Giovanni Santa Rosa
Por
Atalhos do Windows 10 podem ser extremamente úteis (Imagem: freestocks/Unsplash)
Suporte ao Windows 10 será encerrado em outubro de 2025 (Imagem: Freestocks / Unsplash)

A Microsoft reabriu o canal Beta do programa Windows Insider para usuários do Windows 10. Segundo a empresa, a decisão ajudará a trazer novos recursos e melhorias para o sistema operacional. O movimento surpreende, já que o fim do suporte a esta versão está marcado para 14 de outubro de 2025.

A mudança foi anunciada pela Microsoft em um blog post. Na publicação, a empresa explica como receber as versões de testes: basta ir a Configurações > Atualizações e Segurança > Programa Windows Insider e selecionar o canal Beta. Aqui, vale um alerta: se seu computador atende aos requisitos mínimos para o Windows 11, não selecione os canais Dev e Canary. Eles instalarão o Windows 11 na sua máquina.

Tela de seleção de canais do Windows Insider, com canal Beta destacado
Cuidado: canais Canary e Dev instalam Windows 11 no seu computador (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Anteriormente, o Windows 10 só tinha acesso ao Release Preview. Novas funcionalidades, reparos e melhorias chegam a este canal só depois do Beta. Por outro lado, ele é mais estável, já que as mudanças foram testadas anteriormente.

Suporte ao Windows 10 acaba em outubro de 2025

A data final do suporte ao Windows 10 é 14 de outubro de 2025. Essa informação é conhecida há três anos: em junho de 2021, a Microsoft atualizou a documentação das versões Home e Pro para incluir o prazo. Naquela época, nem mesmo o Windows 11 tinha sido anunciado.

Notebook com Windows 10 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Windows 10 segue com quase 70% de participação entre PCs com o sistema (Imagem: Emerson Alecrim / Tecnoblog)

Nove anos após seu lançamento, o Windows 10 se mantém firme e forte: segundo dados do StatCounter, 68% dos computadores com Windows rodam o sistema. Enquanto isso, o Windows 11 representa 28%. Recentemente, o Windows 10 chegou até mesmo a crescer em participação, batendo 70% em maio, 1 ponto percentual a mais que em abril.

Por mais que o fim esteja para chegar, o Windows 10 ainda recebe novidades da Microsoft. No fim de 2023, a empresa colocou o Copilot, seu assistente com inteligência artificial generativa, no sistema. Anteriormente, ele estava presente só no Windows 11 e nos demais produtos da Microsoft, como Edge, Bing e Microsoft 365.

Com informações: Microsoft, The Verge

Relacionados

Autor(a)

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.