Microsoft reabre canal Beta do Windows 10 para testar novas funções
Segundo a empresa, canal de testes é necessário para levar novas funcionalidades e melhorias do Windows 10, mesmo com fim do suporte já programado
Segundo a empresa, canal de testes é necessário para levar novas funcionalidades e melhorias do Windows 10, mesmo com fim do suporte já programado
A Microsoft reabriu o canal Beta do programa Windows Insider para usuários do Windows 10. Segundo a empresa, a decisão ajudará a trazer novos recursos e melhorias para o sistema operacional. O movimento surpreende, já que o fim do suporte a esta versão está marcado para 14 de outubro de 2025.
A mudança foi anunciada pela Microsoft em um blog post. Na publicação, a empresa explica como receber as versões de testes: basta ir a Configurações > Atualizações e Segurança > Programa Windows Insider e selecionar o canal Beta. Aqui, vale um alerta: se seu computador atende aos requisitos mínimos para o Windows 11, não selecione os canais Dev e Canary. Eles instalarão o Windows 11 na sua máquina.
Anteriormente, o Windows 10 só tinha acesso ao Release Preview. Novas funcionalidades, reparos e melhorias chegam a este canal só depois do Beta. Por outro lado, ele é mais estável, já que as mudanças foram testadas anteriormente.
A data final do suporte ao Windows 10 é 14 de outubro de 2025. Essa informação é conhecida há três anos: em junho de 2021, a Microsoft atualizou a documentação das versões Home e Pro para incluir o prazo. Naquela época, nem mesmo o Windows 11 tinha sido anunciado.
Nove anos após seu lançamento, o Windows 10 se mantém firme e forte: segundo dados do StatCounter, 68% dos computadores com Windows rodam o sistema. Enquanto isso, o Windows 11 representa 28%. Recentemente, o Windows 10 chegou até mesmo a crescer em participação, batendo 70% em maio, 1 ponto percentual a mais que em abril.
Por mais que o fim esteja para chegar, o Windows 10 ainda recebe novidades da Microsoft. No fim de 2023, a empresa colocou o Copilot, seu assistente com inteligência artificial generativa, no sistema. Anteriormente, ele estava presente só no Windows 11 e nos demais produtos da Microsoft, como Edge, Bing e Microsoft 365.
Com informações: Microsoft, The Verge
Leia | Como ativar ou desativar o modo de segurança do Windows 10