Microsoft recua da decisão de remover Painel de Controle do Windows
Página de suporte é alterada e não fala mais em "descontinuação". Usuários criticaram fim e apontaram que aplicativo Configurações é limitado.
Página de suporte é alterada e não fala mais em "descontinuação". Usuários criticaram fim e apontaram que aplicativo Configurações é limitado.
A Microsoft removeu, de seus documentos de ajuda, um trecho que dizia que o Painel de Controle do Windows seria descontinuado. Na nova versão da página, a empresa afirma apenas que muitos dos ajustes “estão em processo de migração para o aplicativo Configurações”.
A versão antiga do texto foi arquivada na Wayback Machine:
O Painel de Controle está em processo de descontinuação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.
Já a nova versão, atualmente disponível na ajuda do Windows:
Muitas das configurações no Painel de Controle estão em processo de migração para o aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.
A principal diferença é a remoção do termo “descontinuação”. Não se sabe, porém, se a mudança no texto significa que a empresa revisou suas políticas ou apenas resolveu explicar melhor a situação. Veículos de imprensa estrangeiros, como o Ars Technica e o Mashable, entraram em contato com a Microsoft para obter mais informações, mas ainda não obtiveram resposta.
Por outro lado, a Microsoft manteve o trecho em que recomenda da preferência ao aplicativo Configurações.
Dica: embora o Painel de Controle ainda exista por razões de compatibilidade e para fornecer acesso a algumas configurações ainda não migradas, você é incentivado a usar o aplicativo Configurações, sempre que possível.
A notícia da possível remoção do Painel de Controle surgiu na última quinta-feira (dia 22/08). O site Neowin foi um dos primeiros a notar que uma nova página de suporte falava em descontinuar a ferramenta. Apesar disso, não estava claro quando isso deverá ocorrer. A próxima grande atualização do sistema, o Windows 11 24H2, ainda tem o Painel de Controle.
Mesmo sem saber quando a ferramenta teria seu fim, usuários criticaram a decisão da Microsoft. Um dos problemas apontados é que o app Configurações não oferece todos os controles presentes na antiga pasta de ajustes.
O visual antiquado, o mesmo desde o Windows 7, não seria totalmente resolvido com a migração, já que alguns ajustes dentro do Configurações levam a páginas com o mesmo design desatualizado.
Como aponta o Ars Technica, o Painel de Controle está no Windows desde o Windows 1.0, de 1985 (!). Já o aplicativo Configurações surgiu no Windows 8, de 2012. Pelo visto, eles vão conviver por mais algum tempo.
Com informações: Ars Technica