Microsoft prepara nova Tela Azul para o Windows – e ela pode ser preta
Big tech pode novamente apostar na cor preta para colorir a "tela da morte" do Windows. Microsoft havia adotado a mesma cor em 2021.
Big tech pode novamente apostar na cor preta para colorir a "tela da morte" do Windows. Microsoft havia adotado a mesma cor em 2021.
A Microsoft vai novamente trocar a cor da tela de erro fatal do Windows. A tela azul da morte pode adotar o preto para indicar que algo está muito errado com seu computador. Em 2021, com o lançamento do Windows 11, a Microsoft havia adotado a cor para a tela de erro fatal, mas mudou de ideia meses depois.
A novidade foi revelada pela Microsoft em seu blog oficial, contando que está mudando a tela azul da morte (BSOD, em inglês) para um “melhor alinhamento com o princípio de design do Windows 11”. Essa frase é que levanta a suspeita de que o preto será a nova cor da tela de erro fatal. Lembrando que, nas versões para Windows Insider, a BSOD aparece verde.
No exemplo mostrado em seu site, a BSOD abandona o emoticon triste e o QR Code. A tela apenas informa que o dispositivo está com um problema e precisa ser reiniciado. O código do problema e o que falhou são mostrados na parte inferior da BSOD. Esse design é exibido apenas para quem está no Windows Insider.
O visual dessa nova tela se assemelha ao usado pelo Windows para instalar atualizações no sistema operacional. Por um lado, essa opção de BSOD é mais “limpa”, permitindo que o usuário foque rapidamente nas informações mais úteis — a versão atual tem mais texto e o grande QR Code.
Porém, o uso do QR Code pode ser útil para usuários menos familiarizados com o Windows — e até para quem tem mais conhecimento sobre o SO. Com o QR Code, é possível acessar a página que dá mais detalhes do problema e aponta a possível solução.
Do contrário, você precisa anotar o erro, seja com o velho papel e caneta ou tirando uma foto da tela. Às vezes, uma reinicialização muito rápida pode impedir que você tenha tempo de anotar tudo.
No entanto, existe a possibilidade de que a empresa acabe optando por manter o já conhecido azul. De qualquer modo, a sigla em inglês não é alterada, visto que, em inglês, as duas cores começam com a mesma letra.
Com informações do The Verge
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}