Microsoft terá Copilot autônomo para agilizar tarefas em empresas
IA poderá executar comandos de maneira independente em situações comuns do dia a dia corporativo, como ao receber um novo email de um cliente
IA poderá executar comandos de maneira independente em situações comuns do dia a dia corporativo, como ao receber um novo email de um cliente
O Copilot Studio, da Microsoft, ganhará um recurso para criação de Copilot Agents que funcionam de maneira autônoma, sem precisar dos usuários. A inteligência artificial entra em ação a partir de gatilhos, seguindo instruções predefinidas.
A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (dia 21/10) pela Microsoft, durante o evento AI Tour. O recurso já vinha sendo testado com empresas escolhidas, e estará disponível em preview público, para todos os assinantes do Copilot Studio, a partir de novembro.
A Microsoft tem uma ferramenta chamada Copilot Studio, que permite que organizações criem seus agentes personalizados. Basicamente, é como se várias instruções predefinidas fossem salvas e pudessem ser acionadas a partir de uma única ordem.
Os agentes autônomos vão um pouco além. Eles não dependem do comando de um funcionário para rodar. No lugar disso, podem operar a partir de gatilhos. Em um dos exemplos dados pela Microsoft, o agente autônomo de uma empresa entra em cena ao receber o email de um cliente em potencial.
A IA, então, analisa o email, encontra o especialista mais adequado para a tarefa e envia a ele uma mensagem com o contato do potencial cliente, bem como informações importantes. Tudo isso foi programado previamente.
As possibilidades de gatilhos são variadas, como novos arquivos em uma pasta na nuvem, uma resposta enviada por meio de um formulário ou até mesmo um horário predefinido.
O agente pode usar uma base de dados própria da empresa, além de ações predefinidas. A empresa tem um espaço no painel em que é possível acompanhar a atividade da IA. Para evitar problemas, o robô pode entrar em contato com um humano caso tenha alguma dificuldade na hora de executar a tarefa.
Além de programar seus próprios agentes autônomos, a Microsoft vai oferecer dez IAs deste tipo por meio da plataforma corporativa Dynamics 365. Eles poderão operar em setores de vendas, operações e serviços.