Microsoft vai bloquear o Teams para quem não atualizar o aplicativo

Bloqueio valerá para os aplicativos do Microsoft Teams para Windows e Mac que ficarem mais de 90 dias sem serem atualizados.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 16:24
Resumo
  • A Microsoft vai bloquear versões do Teams que ficarem mais de 90 dias sem atualização.
  • Os bloqueios dos apps desatualizados começam nesta sexta-feira (11/04) e serão implementados em datas diferentes para Windows, Mac e VDI.
  • Usuários afetados receberão alertas entre 30 e 90 dias antes do bloqueio e poderão recorrer à versão web como alternativa.

Se você acessa o Microsoft Teams, mesmo que ocasionalmente, precisa se certificar de sempre usar uma versão recente da ferramenta. Alegando preocupações com a segurança, a Microsoft decidiu bloquear o aplicativo quando ele não for atualizado por mais de 90 dias.

Por padrão, o Microsoft Teams é atualizado automaticamente, isto é, sem que o usuário tenha que realizar alguma ação para isso. Mas há circunstâncias em que esse mecanismo de updates não funciona, como quando há um impedimento por conta de políticas de segurança de redes corporativas.

A Microsoft quer evitar que isso continue acontecendo. Em novembro de 2024, a companhia publicou um aviso no Microsoft 365 Message Center informando que, por motivos de segurança, passará a exibir um alerta de bloqueio se o Teams ficar mais de 90 dias sem ser atualizado.

Como vai funcionar o bloqueio do Microsoft Teams desatualizado?

Em uma nota mais recente no Microsoft 365 Message Center, a companhia explica que o bloqueio do Teams desatualizado começará nas seguintes datas:

  • a partir de 11 de abril de 2025 para usuários do Teams no Windows
  • a partir de 6 de maio de 2025 para usuários do Teams em ambiente VDI (desktops virtualizados)
  • a partir de 15 de maio de 2025 para usuários do Teams no Mac

Haverá avisos antes do bloqueio ser efetuado, de acordo com a seguinte dinâmica: o Microsoft Teams exibirá alertas se estiver desatualizado dentre um período entre 30 e 90 dias; em ambientes VDI, os alertas serão exibidos no intervalo entre 60 e 90 dias.

Se o aplicativo passar de 90 dias sem ser atualizado (e houver atualizações disponíveis), o usuário verá uma tela de bloqueio ao abrir o Microsoft Teams. Essa tela não permitirá o uso do serviço, mas exibirá opções para o usuário atualizar a ferramenta ou contatar o administrador de TI, no caso de ambientes corporativos.

Também será oferecida a opção de o usuário acessar a versão web (para navegador) do Microsoft Teams. Aliás, essa é a alternativa mais recomendada para quem não quer se preocupar com atualizações.

Para saber se o Microsoft Teams está atualizado, basta abrir o aplicativo e ir em “Sobre o Microsoft Teams”, na parte inferior da tela. A ferramenta informará qual versão está em uso e se há atualizações disponíveis.

Com informações do Neowin

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.