Microsoft vai deixar OneNote para Windows 10 mais lento de propósito

"OneNote Para Windows 10" ficará mais lento na sincronização de dados. Microsoft quer que usuários migrem para o app mais recente do OneNote.

Emerson Alecrim
• Atualizado 25/03/2025 às 09:45
Resumo
  • A Microsoft reduzirá a velocidade de sincronização do OneNote para Windows 10 a partir de junho.
  • Com isso, a empresa espera incentivar a migração para a versão mais recente do app, desenvolvida para o Windows 11.
  • O suporte ao OneNote será encerrado em 14 de outubro de 2025, junto com o fim do suporte ao Windows 10.

A Microsoft está tentando pôr ordem na bagunça que ela mesmo criou com o OneNote. A decisão mais recente nesse sentido envolve deixar o aplicativo “OneNote para Windows 10” mais lento na sincronização dos dados do usuário. Motivo: incentivar o uso da versão desenvolvida para Windows 11.

Na primeira olhada, esse parece ser mais um movimento da Microsoft em prol do Windows 11, dado que o suporte ao Windows 10 vai ser encerrado em 14 de outubro de 2025. A partir dessa data, o sistema operacional não receberá mais atualizações.

Porém, o que a Microsoft está tentando fazer aqui é manter a base de usuários do OneNote, mas a partir do aplicativo mais recente do serviço. Apesar de a versão atual ter sido desenvolvida com foco no Windows 11, ela também roda no Windows 10.

A confusão dos aplicativos do OneNote no Windows

A razão disso tudo é que o OneNote para Windows 10 (ou “OneNote for Windows 10”) é uma versão do aplicativo desenvolvida especificamente para esse sistema operacional, como o próprio nome deixa claro. Um de seus diferenciais é a interface amigável para uso em telas sensíveis a toques.

Depois que a Microsoft lançou o Windows 11, o OneNote recebeu um aplicativo com interface reformulada. Com isso, o OneNote para Windows 10 passou a ser um software legado. Ele até deixou de ser promovido na Microsoft Store.

O usuário do OneNote para Windows 10 ficou então com a opção de manter essa versão ou migrar para a nova. O aplicativo legado continua funcionando, mas, a partir de junho de 2025, fará sincronização de dados de modo mais lento. É o que informa esta página do Microsoft 365 Message Center:

A partir de junho de 2025, os usuários do OneNote para Windows 10 terão desempenho de sincronização mais lento, impactando a colaboração em tempo real e o acesso a vários dispositivos.

Tem mais: a partir de julho, o OneNote para Windows 10 passará a exibir banners convidando o usuário a migrar para a versão mais atual da ferramenta.

OneNote para Windows 10 ficará sem suporte em outubro

Além da sincronização mais lenta, o OneNote para Windows 10 deixará de ser suportado pela Microsoft a partir de 14 outubro de 2025. Repare que essa é a mesma data em que o próprio Windows 10 perderá o suporte oficial.

Nesta página de ajuda, a Microsoft recomenda que os usuários corporativos do OneNote para Windows 10 migrem para a versão atual do aplicativo, que pode ser baixada via Microsoft Store ou a partir de uma assinatura no Microsoft 365. Essa orientação também é válida para usuários domésticos.

A companhia destaca que, além de um visual mais moderno, o aplicativo atual do OneNote para Windows tem mais mecanismos de segurança e integração com recursos de inteligência artificial, como o Copilot.

É possível ainda recorrer à versão web do OneNote, que tem a vantagem de ser gratuita.

Com informações do Windows Latest

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.