Celulares Motorola terão Circle to Search, a busca com IA do Google
Ferramenta de IA identifica objetos e realiza pesquisas. Circle to Search fez sua estreia em aparelhos das linhas Pixel, do Google, e Galaxy, da Samsung.
Ferramenta de IA identifica objetos e realiza pesquisas. Circle to Search fez sua estreia em aparelhos das linhas Pixel, do Google, e Galaxy, da Samsung.
A Motorola anunciou que a ferramenta Circle to Search (também conhecida como Circule para Pesquisar), do Google, será disponibilizada em seus smartphones. O recurso serve para circular, rabiscar ou destacar objetos exibidos na tela e buscá-los na internet, sem precisar trocar de app.
A fabricante diz que o Circle to Search estará disponível em aparelhos selecionados, sem especificar quais seriam eles, nem o cronograma de lançamento. Aparelhos de topo de linha da marca, como as linhas Edge e Razr, vêm recebendo recursos de inteligência artificial.
O Circle to Search faz parte da última leva de recursos do Google que usam inteligência artificial para executar diversas tarefas no smartphone. A ferramenta serve para pesquisar itens exibidos na tela, como objetos ou textos. Como o nome indica, dá para circular a parte desejada da imagem, mas também é possível destacar, rabiscar ou tocar.
E o que o Google faz com isso? Existem algumas possibilidades:
Para usar o Circle to Search, basta apertar e segurar o botão da tela inicial ou a barra de navegação. O recurso aparece instantaneamente, sem precisar fechar o app atual.
Anunciado em janeiro, o recurso foi lançado inicialmente para dispositivos da linha Pixel, do próprio Google, bem como para aparelhos da Samsung.
No caso da marca sul-coreana, os aparelhos de topo de linha, como os dobráveis e a linha S, foram os primeiros a receber a novidade. A ferramenta chegou posteriormente aos modelos intermediários Galaxy A34, A35, A54 e A55.
Recentemente, a Xiaomi também passou a oferecer o Circle to Search nos modelos 14T, 14T Pro e Mix Flip. A Honor também conta com a tecnologia no Magic V3 e na série 200, que ainda não chegou ao mercado.
A Motorola ganhou destaque nesta semana devido a questionamentos sobre a venda de celulares 5G no Brasil. A empresa esclareceu que continua comercializando esses telefones, apesar de uma disputa judicial com a Ericsson pelo licenciamento de patentes da tecnologia 5G. A empresa lançou diversos modelos nos últimos meses, como o Moto G55.
Embora haja relatos de um processo da Ericsson no país que poderia suspender essas vendas, o caso corre em segredo de Justiça. Mesmo assim, a Motorola nos garantiu que seus produtos continuam disponíveis no mercado brasileiro sem alterações.
Com informações: Motorola