Nada de Windows 12! Microsoft confirma Windows 11 25H2 ainda neste ano
Atualização de outono do sistema operacional manterá a base da versão 24H2, prometendo uma instalação rápida. Foco da empresa segue no Windows 11.
Atualização de outono do sistema operacional manterá a base da versão 24H2, prometendo uma instalação rápida. Foco da empresa segue no Windows 11.
A Microsoft confirmou que a próxima grande atualização do Windows 11 será a versão 25H2, prevista para o segundo semestre de 2025. A informação, divulgada na última sexta-feira, praticamente enterra qualquer possibilidade de lançamento do Windows 12 neste ano. Com isso, a próxima grande versão só deve aparecer a partir de 2026.
Rumores sobre o assunto circulam desde 2022, um ano após a chegada do Windows 11. Fontes da indústria chegaram a apontar que a nova versão estrearia em 2024 – o que foi desmentido com o lançamento da atualização 24H2. Depois, especulou-se que a nova versão poderia chegar no fim deste ano.
A Microsoft nunca confirmou oficialmente o desenvolvimento do novo sistema operacional, mas, segundo vazamentos, ele deve trazer uma integração mais profunda com recursos de inteligência artificial.
Segundo a Microsoft, o Windows 11 25H2 terá a mesma base de código da versão 24H2, o que permite um processo de atualização mais ágil.
Para quem já estiver na última versão do sistema, a migração será parecida com uma atualização cumulativa mensal (LCU), sem a necessidade de reinstalar todo o Windows, diferentemente da transição do 23H2 para 24H2, por exemplo.
Segundo o gerente de produto Jason Leznek, da MS, essa estratégia permite entregar melhorias de forma gradual e segura, ativando os recursos conforme estiverem prontos.
Este modelo não é uma prática nova para a Microsoft, que já utilizou uma base de código compartilhada entre diferentes versões do Windows 10 e na transição da 21H2 para a 22H2 do Windows 11.
A primeira build da versão 25H2, já disponível para testadores do programa Windows Insider, ainda não inclui grandes mudanças. Por enquanto, a principal diferença confirmada é estética: a substituição da Tela Azul da Morte, a famosa tela de erro do sistema operacional da Microsoft, por um layout preto.
A expectativa é que novos recursos sejam adicionados com o tempo. De acordo com a Microsoft, mesmo usuários que seguirem na versão 24H2 receberão algumas dessas novidades por meio das atualizações cumulativas.
Ainda sem data exata, o lançamento do Windows 11 25H2 deve ocorrer entre setembro e outubro de 2025, coincidindo com o fim oficial do suporte ao Windows 10, marcado para 14 de outubro. A empresa deve aproveitar essa “coincidência” para incentivar a migração dos usuários que ainda permanecem no sistema antigo.
Além disso, o lançamento da 25H2 reinicia o ciclo de suporte ao Windows 11: edições Home e Pro terão mais 24 meses de atualizações garantidas, enquanto edições para negócios contarão com 36 meses.
Com informações de Tom’s Hardware
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}