Banco Neon confirma vazamento de dados, mas nega risco a contas e transações

Pacote de dados inclui nome completo, CPF, profissão e saldo em conta, segundo site especializado.

Thássius Veloso
Por • São Paulo
• Atualizado 13/02/2025 às 05:32
Resumo
  • O banco Neon confirmou cópia não autorizada de dados de clientes, mas negou impacto em contas ou transações.
  • Um hacker afirmou ter acesso a dados pessoais e bancários, incluindo CPF, renda e imagens de documentos.
  • A Neon declarou que as alegações do hacker não são compatíveis com as informações apuradas pela empresa.

O banco Neon disparou um email sobre roubo de dados na manhã de hoje que levou à preocupação de supostamente milhões de clientes. Na mensagem, a empresa admite que houve cópia não autorizada de dados de alguns clientes, mas “sem risco de acesso a contas ou transações”.

Também na mensagem, a Neon diz que a segurança dos clientes está preservada e recomenda cautela com possíveis golpes.

A instituição financeira não dá detalhes de quando tomou conhecimento do incidente de segurança, nem informa quas medidas foram adotadas para prevenir acessos indevidos no futuro. “Continuamos a monitorar a situação de perto”, disse a Neon.

Dados à venda

O jornalista Felipe Payão, do TecMundo, descobriu uma postagem num fórum cibercriminoso a respeito do assunto. O usuário afirma ter os registros de nome completo, sexo, email, CEP, CPF, CNPJ, telefone, celular, profissão, nome da mãe, renda, saldo, situação na Receita Federal, perfil de conta, número da conta, selfies e imagens de documentos.

Já a Neon afirmou em nota que as alegações do hacker “não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”. O banco acrescentou que “reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa”.

ANPD

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) acompanha o assunto. Ela foi informada pela Neon do incidente, vai fazer uma análise das informações e poderá tomar medidas necessárias para garantir os interesses dos titulares de dados. O órgão nos informou que esta é a praxe em casos assim.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Ele cobre feiras de eletrônicos, TI e inovação desde 2008. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante, apresentador de eventos e facilitador de media training. Ele já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews. Thássius venceu o Prêmio Especialistas três vezes. O jornalista também está no perfil @thassius nas redes sociais e no site thassius.com.