New York Times fecha acordo com Amazon para licenciar conteúdo em IA
Jornal autoriza uso de matérias pela Amazon para treinar IA. Acordo ocorre durante processo do NYT contra Microsoft e OpenAI por direitos autorais.
Jornal autoriza uso de matérias pela Amazon para treinar IA. Acordo ocorre durante processo do NYT contra Microsoft e OpenAI por direitos autorais.
O New York Times anunciou nesta quinta-feira (29/05) um acordo com a Amazon que autoriza o uso de seu conteúdo para o treinamento de modelos de IA. Em troca, a empresa de Jeff Bezos incorporará reportagens, receitas e matérias esportivas do jornal em seus produtos.
A parceria entre as duas empresas ocorre dois anos após o veículo de imprensa processar a OpenAI e a Microsoft por suposta violação de direitos autorais. O NYT alega que milhões de seus artigos foram usados ilegalmente e sem compensação nos chatbots.
Segundo o comunicado conjunto, o acordo visa tornar as produções originais do New York Times mais acessíveis aos clientes, enquanto a Amazon licenciará esse conteúdo para treinar seus próprios modelos de IA.
A estratégia inclui a exibição de trechos de material do Times e das editorias de culinária (NYT Cooking) e esportes (The Athletic) em produtos como a assistente virtual Alexa — que ganhou uma nova versão com inteligência artificial em abril, o Alexa+ — com links diretos para as produções do jornal.
No anúncio, as duas empresas destacaram um “compromisso compartilhado de servir aos clientes com notícias globais e perspectivas dentro dos produtos de IA da Amazon”.
Em um memorando interno, a CEO da New York Times Company, Meredith Kopit Levien, alinhou a nova parceria à postura institucional do jornal, que processa a OpenAI por uso indevido de seu conteúdo. Segundo Meredith, o acordo com a Amazon “é consistente com nosso princípio de longa data de que o jornalismo de alta qualidade vale a pena ser pago”.
O acordo do New York Times é mais um entre conglomerados de mídia e empresas de inteligência artificial. Desde 2023, quando a Associated Press firmou parceria com a OpenAI, gigantes como Microsoft e Google, além de startups como a Mistral AI, passaram a licenciar conteúdo jornalístico para treinar seus modelos.
Na outra ponta, veículos como The Wall Street Journal, The Guardian, Financial Times, Reuters e Vogue aceitaram o uso de seus materiais em troca de presença ativa no ChatGPT, Copilot e Gemini.
No mês passado, o Washington Post — também de propriedade de Jeff Bezos — fechou uma “parceria estratégica” com a OpenAI para incluir seu conteúdo nas respostas do ChatGPT.
Com informações do New York Times e The Verge
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}