Nova Launcher tem futuro incerto após demissão em massa

Empresa que comprou o Nova Launcher em 2022 demitiu cerca de dez pessoas que trabalhavam no app. Criador é o único que continua empregado.

Giovanni Santa Rosa
Por
Nova Launcher (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Nova Launcher fez sucesso em uma época em que o software das fabricantes deixava a desejar (Imagem: André Fogaça / Tecnoblog)

A Branch Metrics, dona do Nova Launcher, demitiu quase todos os funcionários responsáveis pelo aplicativo. Kevin Barry, criador do app — um dos mais populares substitutos para a tela inicial do Android —, é o único que continua na empresa, enquanto cerca de uma dezena de pessoas foi dispensada.

No Reddit, Barry disse estar desapontado, mas vai continuar desenvolvendo o Nova Launcher, com uma parte do Nova 8.1 já realizada. Mesmo assim, ele admite que precisará reduzir o escopo do que foi planejado. O aplicativo não conta mais com equipes de suporte ou relações públicas.

Telas do Nova Launcher
App traz ferramentas adicionais e opções de customização para tela inicial do Android (Imagem: Reprodução / Google Play)

A Branch Metrics é uma empresa especializada em links entre apps e em métricas sobre os usos destes links. Ela comprou o Nova Launcher em 2022, deixando alguns usuários apreensivos sobre o futuro da ferramenta.

Também no Reddit, um usuário comentou: “Triste, mas estou mais surpreso que eles tiveram uma equipe até agora. O desenvolvimento tem sido muito lento, para dizer o mínimo”. Outro concordou: “O desenvolvimento desacelerou para praticamente nada nos últimos anos — estranhamente, desde que foram comprados”.

Na conta do Nova no X (antigo Twitter), Rob Wainwright, outro veterano do desenvolvimento, explicou que a Branch demitiu mais de cem pessoas. Entre elas, cerca de uma dezena de pessoas envolvidas no Nova.

Nova já fez sucesso, mas interesse vem caindo

O Nova Launcher é um substituto para a tela inicial do Android. Este tipo de app fez bastante sucesso em meados dos anos 2010, quando muitos smartphones vinham de fábrica com alterações de qualidade questionável (para dizer o mínimo) no sistema. Trocar esta parte da interface era uma forma de ganhar mais opções de customização, recursos e fugir do bloatware.

Nos últimos anos, o interesse pelos launchers personalizados para Android parece ter diminuído. As fabricantes melhoraram a qualidade do software, diminuindo a necessidade de recorrer a um app de terceiros. Paralelamente a isso, o Google removeu do Android recursos usados por este tipo de aplicativo, como o suporte nativo a gestos.

Com informações: Android Authority

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Temas populares