Fim do ghosting? Novo app pede explicações sobre o seu sumiço
After só está liberado nos Estados Unidos. App conta com ferramenta que obriga o usuário a dar feedback sobre motivo de parar de responder um contatinho
After só está liberado nos Estados Unidos. App conta com ferramenta que obriga o usuário a dar feedback sobre motivo de parar de responder um contatinho
Um aplicativo de relacionamentos lançado nessa semana nos Estados Unidos espera resolver os problemas de ghosting — prática de parar de conversar com uma ficante/contatinho sem dar explicações. Para isso, o After exige que o usuário envie um feedback ao desfazer um match. Sem enviar o feedback, a pessoa não pode seguir na busca por novos contatos.
Se você já se relacionou com alguém por app nos últimos, seja uma ficante ou pessoa que nem mesmo com quem chegou a rolar um encontro, provavelmente já passou por um ghosting. Nessas situações, a “vítima” fica sem entender por que a conversa foi cortada. Com um feedback, o After espera que pelo menos a pessoa descubra o que rolou de errado no contato.
O After foi desenvolvido por Katie Dissanayake, que trabalhou no Hud, outro app de relacionamento. Para Dissanayake, uma das falhas dos aplicativos do tipo é o “cansaço”. Além da ferramenta de feedback, o After envia notificações para as pessoas conversarem entre si.
Por exemplo, se um usuário envia uma mensagem e o outro não responde após um tempo, o app envia uma notificação para que a pessoa lembre de responder. Se nenhum dos dois puxa conversa após um match, ambos recebem o aviso.
Caso a pessoas não responda, ou melhor, caso seja deixado o vácuo, o After exclui automaticamente o match — e aí vem o feedback para explicar por que houve o ghosting. Com o feedback em mãos, o próprio app cria uma mensagem “gentil” para quem ficou no vácuo.
Em entrevista para o TechCrunch, a criadora do app destaca também que o After prioriza a comunicação, por isso suas ferramentas anti-ghosting deletam chats. Se você já usou o Tinder, Happn ou qualquer app do tipo, provavelmente já se viu com uma lista de chats — e vários que não rolam mais nada.
De um modo, o After tende a valorizar as conversas que seguem em frente e não o “volume”. Do outro, isso tira qualquer possibilidade de uma conversa inativa voltar com o “Oi sumida/o”.
Com informações: TechCrunch