Novo app do Google surge no Android e causa desconfiança nos usuários

Android System SafetyCore pode verificar imagens no celular. Google garante que o app aumenta a segurança.

Bruno Andrade
• Atualizado 28/02/2025 às 10:54
Resumo
  • Um novo app do Google causou desconfiança em muitos usuários.
  • O Android System SafetyCore pode verificar imagens no dispositivo, mas foi instalado nos aparelhos sem aviso prévio.
  • Google informou ao Tecnoblog que o recurso é uma medida de segurança projetada para proteger os usuários contra conteúdo indesejado.

Usuários de Android têm notado recentemente a instalação de um novo aplicativo chamado Android System SafetyCore. No entanto, tem gerado preocupações: a funcionalidade pode escanear imagens diretamente no smartphone, mesmo que seja instalada sem qualquer comunicação prévia.

Na Play Store, parte da descrição do SafetyCore o define como um serviço que “ajuda os usuários a se protegerem ao receber conteúdo potencialmente indesejado”, oferecendo a tecnologia de base para o futuro “Avisos de Conteúdo Sensível” do Google Mensagens. Disponibilizado em novembro de 2024 para dispositivos com Android 9 Pie ou superior, o recurso chegou via atualizações de sistema do Google.

Mas a maioria dos usuários só percebeu a presença do SafetyCore recentemente, com várias reclamações de que o app “instalou sozinho”, como comentou um usuário na Play Store. Outros só ficaram cientes da novidade após uma publicação no X (antigo Twitter).

Qual a função do SafetyCore?

De acordo com o site 9to5Google, o SafetyCore foi desenvolvido para apoiar a implementação de novos recursos de segurança, inicialmente voltados para o Google Mensagens no Android, com a possibilidade de ser expandido para outros aplicativos no futuro.

O recurso foi anunciado oficialmente em outubro de 2024. Ele inclui funcionalidades como o desfoque de imagens enviadas que possam conter conteúdo sensível por meio dos chamados “Avisos de Conteúdo Sensível”. Em um comunicado, o Google explica que esse “é um recurso opcional do Google Mensagens que desfoca imagens que podem conter nudez antes da visualização, e então exibe um alerta com recursos e opções de buscar ajuda, incluindo a opção de visualizar o conteúdo”.

O Google complementa afirmando que, quando o recurso está ativado, “e uma imagem que pode conter nudez está prestes a ser enviada em uma mensagem, ele também fornece um alerta para lembrar os usuários dos riscos de enviar imagens de nudez e prevenir compartilhamentos acidentais”. A aplicação, portanto, escaneia as imagens nos aparelhos, mas não envia as informações que captura para ninguém — pelo menos não oficialmente.

Qual a justificativa do Google? 

Em nota ao Tecnoblog, o Google informou que “todo o processamento” do SafetyCore é feito no dispositivo, sendo “um recurso opcional”. Os usuários têm a opção de desativá-lo a qualquer momento.

Especialistas afirmam que a função ajuda na detecção de golpes e malware, garantindo mais segurança aos usuários. No entanto, criticam o fato de o SafetyCore ser um software de código fechado, o que impede auditorias independentes. Confira a nota do Google na íntegra:

“SafetyCore é um serviço de sistema lançado em outubro de 2024. Todo o seu processamento é feito no dispositivo.
SafetyCore alimenta o Avisos de Conteúdo Sensível, um recurso opcional que chegará em breve ao Google Mensagens, e ajuda os usuários a se protegerem ao receber conteúdo potencialmente indesejado. Todo o conteúdo e avisos são privados para você”.

Como remover o SafetyCore?

Siga os passos abaixos para remover o Google SafetyCore:

  1. Acesse as Configurações do seu celular
  2. Toque em “Aplicativos” ou “Aplicativos e notificações”
  3. Selecione “Ver todos os aplicativos” e toque no menu de três pontos no canto superior direito para escolher “Mostrar aplicativos do sistema”
  4. Role a tela pela lista ou pesquise por “SafetyCore” para encontrar o aplicativo
  5. Toque em “Android System SafetyCore” e selecione “Desinstalar” se disponível. Se a opção de desinstalação estiver esmaecida, você só poderá desabilitá-la
  6. Se você optar por não desinstalar o serviço, também poderá verificar e tentar revogar quaisquer permissões do SafetyCore, especialmente o acesso à internet.

Com informações de Forbes, ZDNet, The Hacker News e 9to5Google

Relacionados

Escrito por

Bruno Andrade

Bruno Andrade

Analista de conteúdo

Bruno Andrade é jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e técnico em eletrônica. Antes de se juntar ao Tecnoblog, trabalhou na reportagem e na edição de homepage do portal iG. Tem experiência como redator, repórter e editor.