Uber revela iniciativa para proteger motoristas de passageiros golpistas
Uber vai liberar ferramenta opcional de verificação de identidade para clientes. Ideia é verificar usuários para combater possíveis fraudes e crimes mais graves
Uber vai liberar ferramenta opcional de verificação de identidade para clientes. Ideia é verificar usuários para combater possíveis fraudes e crimes mais graves
A Uber anunciou nesta terça-feira (17) um recurso de verificação de usuários para fornecer mais segurança aos motoristas da plataforma. A ideia é que os motoristas saibam que os clientes não são golpistas ou pessoas com contas falsas, conforme explicou a CEO Dara Khosrowshahi. Os clientes não serão obrigados a verificar a identidade.
O anúncio do recurso, que já está em testes em algumas cidades, foi feito durante um evento da Uber voltado para motoristas. A categoria, razão real da companhia fazer dinheiro, reclamava que faltavam ferramentas de segurança para eles. A Uber possui algumas funções de segurança, como gravação de áudio da corrida e código de segurança para usuário e motorista garantirem que estão na mesma corrida.
A proposta de confirmar a sua identidade para a Uber proteger o motorista pode soar estranha. Afinal, você está passando dados para que uma empresa confirme para um terceiro que você é você. Porém, a Uber garante que os motoristas só verão o nome do usuário e selo de verificação.
A proposta da empresa é que, ao verificar a identidade dos usuários, os motoristas terão uma garantia de que o usuário que pediu a corrida (e na opinião deste que vos escreve a ideia faz sentido). Antes de aceitar a corrida, o motorista verá se quem pediu tem o selo de verificação.
A CEO da Uber explica que existem casos de clientes que usam nomes falsos no aplicativo. Assim, com usuários verificados, o motorista terá mais garantia de que não está aceitando uma corrida que pode terminar em assalto ou pior — basta pesquisar “Uber assalto” e você verá vários casos do tipo no Brasil.
Analisando a funcionalidade, temos o palpite que isso também irá contribuir para que o usuário espero menos tempo por uma corrida. Por exemplo, durante a madrugada, após alguma festa, o cliente verificado pode ter sua corrida aceita mais rapidamente.
A Uber relatou que, nessa fase de teste, a maioria dos usuários optou por verificar a identidade. A empresa contou também que esses que aceitaram a verificação são usuários que tendem a dar cinco estrelas para motoristas e receberam poucas reclamações graves na plataforma.
Com informações: The Verge