OpenAI adia assistente de voz do ChatGPT por questões de segurança

Empresa vai atrasar lançamento do primeiro alpha do Voice Mode para poder alcançar padrões de segurança e confiabilidade

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 1 mês
ChatGPT
Primeiro alpha do Voice Mode chegará ao ChatGPT só em julho (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Resumo
  • A OpenAI adiou o lançamento do Voice Mode do ChatGPT para julho, visando melhorar a detecção de certos tipos de conteúdo.
  • A versão alpha será liberada para alguns usuários do plano Plus no fim de julho, com lançamento completo no segundo semestre de 2024.
  • O recurso destaca-se pela fluidez na conversação, capacidade de entender interrupções e detectar respiração acelerada.
  • A semelhança de uma voz com a da atriz Scarlett Johansson gerou polêmica, levando à remoção dessa opção.

A OpenAI adiou o lançamento do Voice Mode do ChatGPT em um mês. A empresa pretendia lançar o recurso para alguns usuários do plano Plus no fim de junho, mas ele só chegará em julho. Em um comunicado, a companha diz estar trabalhando para melhorar a capacidade de detectar e recusar certos tipos de conteúdo.

O plano da OpenAI é liberar uma versão alpha para poucos usuários do plano Plus no fim de julho, chegando a todos eles ainda no segundo semestre de 2024. No entanto, a empresa diz que o cronograma pode mudar — tudo depende de atingir os padrões de segurança e confiabilidade do modelo. Além disso, a companhia explica que vai precisar aumentar sua infraestrutura para conseguir atender à demanda.

O Voice Mode do ChatGPT foi o grande destaque do evento realizado pela OpenAI em maio. Nas demonstrações, ele parecia ser capaz de conversar de modo fluido, sem precisar repetir informações. Ele entende interrupções e até mesmo percebe se o usuário está com a respiração acelerada.

A funcionalidade acabou envolvida em polêmica pela semelhança de uma das vozes com a da atriz Scarlett Johansson. No filme Ela, de 2013, o protagonista se apaixona por uma assistente virtual, dublada por Johansson. A OpenAI removeu esta opção após pedido da atriz.

ChatGPT ganha app nativo para Mac

Além disso, a companhia se prepara para lançar as funcionalidades de vídeo e compartilhamento de tela. Estes recursos não tiveram seus cronogramas afetados.

Outro anúncio de maio que continuou de pé foi o do ChatGPT para macOS. O programa já pode ser baixado e instalado em Macs. Com o aplicativo, usuários poderão usar a combinação Option + barra de espaço para acessar rapidamente o chatbot.

Com informações: Bloomberg, The Verge e TechCrunch

Relacionados

Autor(a)

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.