OpenAI estaria atrás da Samsung para levar ChatGPT ao Galaxy AI
Segundo jornal The Korea Herald, OpenAI está negociando com Samsung para fornecer o LLM GPT ao Galaxy AI. Parceria de anos com o Google pesa na decisão da Samsung
Segundo jornal The Korea Herald, OpenAI está negociando com Samsung para fornecer o LLM GPT ao Galaxy AI. Parceria de anos com o Google pesa na decisão da Samsung
A OpenAI quer ser a nova fornecedora de ferramentas de inteligência artificial da Samsung, afirma o jornal sul-coreano The Korea Herald. Segundo o veículo, a empresa de IA está em conversas com a fabricante para que seu LLM GPT seja usado no Galaxy AI. Atualmente, o Galaxy AI utiliza a tecnologia do Gemini, IA generativa do Google, parceira de anos da Samsung.
A informação revelada pelo jornal é reforçada por outra negociação entre as duas empresas. No início deste ano, Sam Altman, CEO da OpenAI, visitou uma fábrica de semicondutores da Samsung na Coreia do Sul. Na época, a conversa entre as companhias envolvia o desenvolvimento de um chip da OpenAI focado em IA.
O motivo para a empresa de IA buscar a Samsung é o gigantesco mercado de smartphones da sul-coreana. Segundo a própria Samsung, 200 milhões de aparelhos com o Galaxy AI serão vendidos até o fim do ano. Isso inclui não só os smartphones, mas também os fones de ouvido Galaxy Buds e os Galaxy Watches.
No lançamento do Galaxy AI, apenas os celulares topo de linha (Galaxy S e Galaxy Z) eram compatíveis com a ferramenta. Porém, a Samsung quer incluir o serviço de inteligência artificial nos aparelhos da linha Galaxy A. Essa linha conta com os modelos mais baratos e mais vendidos da marca.
Como aponta o site SamMobile, em alguns anos a Samsung pode atingir a marca de um bilhão de dispositivos compatíveis com o Galaxy AI — esse número inclui todo o portfólio da marca, desde produtos mobiles até notebooks. Para rivalizar com o Google, não basta para a OpenAI ter apenas suas ferramentas no Apple Intelligence.
A Samsung utiliza o LLM Gemini do Google, sua parceira de anos, no Galaxy AI. A sul-coreana também é a maior fabricante de celulares e tablets Android do mundo. Essa parceria deve ser levada em conta na hora de decidir mudar ou não o LLM por trás do Galaxy AI.
É esperado que a Samsung lance um óculos de realidade aumentada em 2025. O desenvolvimento desse produto conta com apoio do Google e usará o Gemini nas ferramentas de IA do óculos. Mudar a tecnologia do Galaxy AI antes do lançamento desse produto e da nova linha Galaxy S (prevista para janeiro de 2025) pode prejudicar a estratégia da Samsung.
Com informações: SamMobile e The Korea Herald