OpenAI pode lançar GPT-4.1 e mais modelos de IA na semana que vem

CEO admite possíveis atrasos e limitações por problemas de capacidade. Referências a novos modelos já surgem na versão web do ChatGPT.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 11/04/2025 às 10:00
Resumo
  • A OpenAI pode lançar o GPT-4.1 na próxima semana, junto com versões Mini e Nano, e os modelos de raciocínio o4 Mini e o3.
  • Sam Altman, CEO da OpenAI, alertou que os lançamentos podem sofrer atrasos por problemas de capacidade semelhantes aos enfrentados com o GPT-5.
  • Referências aos modelos o4 Mini, o4 Mini High e o3 foram encontradas na nova versão web do ChatGPT.

A OpenAI pode apresentar seu novo modelo de inteligência artificial, o GPT-4.1, na próxima semana, de acordo com informações obtidas pelo site The Verge. Com ele, viriam versões menores, chamadas Mini e Nano. Os modelos de raciocínio o4 Mini e o3 também estão próximos de serem lançados.

Apesar da possibilidade de lançamento do GPT-4.1, as fontes ouvidas pela publicação advertem sobre o risco de atraso. Recentemente, a empresa precisou adiar novos modelos devido a problemas de capacidade.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com o GPT-5, que teve seu anúncio postergado. Em uma publicação no X, Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou, na sexta-feira (04/04), que a companhia teve dificuldades para integrar suas tecnologias de maneira satisfatória. Por outro lado, ele declarou que a empresa poderá lançar um modelo muito melhor do que se pensava inicialmente.

Esta não foi a primeira vez que Altman tocou no assunto. Na terça-feira passada (01/04), o executivo alertou que os usuários devem ter em mente que os próximos lançamentos podem atrasar, chegar “quebrados” e enfrentar lentidão por causa de “desafios de capacidade”.

Novos modelos podem chegar antes

A reportagem do The Verge também aponta que os modelos de raciocínio o3 (em versão completa) e o o4 Mini devem ser lançados também na próxima semana. Neste caso, o lançamento parece mais próximo. Altman, da OpenAI, já falou abertamente sobre esses dois modelos no X.

Além disso, o engenheiro de IA Tibor Blaho encontrou referências ao o4 Mini, o4 Mini High e o3 em uma nova versão web do ChatGPT, o que reforça a ideia de que eles devem ser liberados em um futuro próximo.

Nesta quinta-feira (10/04), Altman afirmou no X que a empresa revelaria um novo recurso para o ChatGPT. No entanto, não se tratava de um novo modelo, e sim de melhorias na ferramenta de memória do chatbot.

Com informações do Verge

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.